Saiba quando seu cachorro deve entrar na dieta

Dieta não é só coisa de humano. O cão também precisa fazer regime de vez em quando para entrar em forma. Seu pet pode estar engordando sem você perceber, por isso fique atento a algumas dicas que ajudarão a notar se ele está com problemas.

Segundo o médico veterinário Fabrício Lorenzini, olhar a lateral do cão é fundamental para saber se ele está com o peso adequado. “O cachorro é considerado normal quando suas costelas não estão visíveis na lateral, mas são facilmente sentidas quando apalpadas. O cão deve ter o corpo em formato de ampulheta, ou seja, a circunferência mais fina na região da cintura. Qualquer alteração nestas características pode ser sinal de sobrepeso”, diz ele.

Mesmo com essas dicas, é essencial que o cão seja acompanhado regularmente por um médico veterinário, pois só um profissional especializado poderá diagnosticar um caso de sobrepeso ou até mesmo obesidade.

Assim como os humanos, os animais também têm uma escala que define os padrões de normalidade do peso. Geralmente, 15% do peso de um cachorro normal representam a quantidade de gordura. Números maiores que esse representam um sinal de alerta, já que animais com sobrepeso estão sujeitos a diversos problemas de saúde.

“O excesso de peso pode acarretar problemas nas articulações do cachorro, no trato pulmonar, como ronco e dificuldade de respirar, problemas cardíacos e diabete. Pesquisas recentes também mostram que a obesidade pode causar câncer nos animais”, explica Lorenzini.

Para os pets que estão acima do peso, os tratamentos mais adequados são dieta e atividade física, em especial a hidroterapia. Segundo o veterinário, também deve haver um cuidado especial com a alimentação.

“Hoje existem no mercado diversas rações especiais para animais em dieta, mas o mais indicado é procurar um veterinário especialista em endocrinologia que prescreva um plano alimentar para o seu animal”, afirma.

Outra dica importante é evitar dar qualquer tipo de alimento para o cachorro que não a ração, mesmo que a carinha de tristeza dele parta seu coração.

Nos casos mais extremos de obesidade canina, o tratamento é o mesmo: dieta e atividade física. No Brasil, os medicamentos para redução de peso são proibidos.

Fonte: R7 (acessado em 19/10/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br