Os tratamentos homeopáticos em animais estão ficando cada vez mais comuns, à medida que os produtos naturais de aplicação específica ganham espaço no mercado pet.
Donos de bichos de estimação agitados e brincalhões além da conta já aderiram à novidade, e a procura vem aumentando. Os florais ajudam a acalmá-los.
Algumas gotas camufladas nos líquidos que eles mais gostam já surtem efeito. A terapia alternativa tem sido oferecida a cães, gatos e animais silvestres. Em casos mais complexos, como as doenças de pele, a exemplo do fungo, o tratamento homeopático ajuda a acelerar os resultados dos tratamentos alopáticos convencionais.
O médico veterinário Júlio da Cunha Furtado aprova a ideia. “A vantagem está, principalmente, no aspecto da baixa toxicidade desses medicamentos, no custo normalmente bem menor e no fato de que agem no organismo como um todo”, diz ele.
Segundo o veterinário, na homeopatia não existem doenças, mas, sim, pacientes doentes. As indicações servem para vários casos, dos crônicos aos mais facilmente reversíveis.
Fonte: R7 (acessado em 09/11/2011)