Empresa de Mairinque recolherá animais de grande porte em Ribeirão Preto (SP)

Uma empresa de Mairinque (SP) fará o recolhimento de animais de grande porte, em Ribeirão Preto, a partir do dia 15. A vencedora da licitação assinou contrato em novembro e o valor estimado do convênio válido por um ano – podendo ser prorrogado – é de R$ 310,8 mil, segundo publicação no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 10 de novembro.

A empresa especializada realizará a apreensão, transporte, guarda e alimentação de suínos, caprinos, bovinos, equinos, entre outros animais considerados de grande porte.

Segundo o proprietário da empresa, Ricardo de Almeida Souza, eles farão o mapeamento dos bairros considerados de risco na cidade e, em seguida, será realizado um trabalho educativo com a população. “Vamos fazer uma cartilha com o censo de animais bairro a bairro para conscientizar a população”, afirma.

Ainda de acordo com Souza, a empresa disponibilizará um caminhão próprio e um trailer para resgatar os animais. O local para onde eles serão levados não será divulgado por questões de segurança e o serviço será informatizado. “Tenho experiência em outras oito prefeituras e já houve caso do proprietário ir armado até o local para tentar resgatar o animal. Por isso, eles serão microchipados e as informações estarão disponíveis em um site”.

Multa

De acordo com Souza, o proprietário do animal que for capturado em via pública terá que pagar uma multa – valor ainda não definido -, além de ter que provar a posse. A partir daí, a empresa fará a vistoria do local para onde o animal será encaminhado. “A lei municipal será alterada e a permissão de criação desses animais será somente na zona rural com extensão urbana”.

Todo animal recolhido passará por exames para saber seu estado de saúde sanitário, que demoram 60 horas para ficarem prontos. O prazo para o proprietário requerer sua posse é de sete dias. “Se não retirar nesse período, o dono perde o direito de posse e o animal será doado a instituições sem fins lucrativos ou para proprietários de áreas rurais”.

Problema

Em janeiro deste ano, porcos, bodes, cabras e cavalos foram flagrados soltos em ruas do bairro Campos Elíseos. No dia 24 de janeiro, uma porca foi vista atravessando a Avenida Costa e Silva, uma das mais movimentadas da cidade. A polícia teve que intervir para evitar acidentes.

Na ocasião, o chefe da fiscalização geral, Osvaldo Braga, alegou que a cidade não tinha estrutura para recolher esses animais e que esse problema é crônico em todo o País e não apenas em Ribeirão Preto.

Fonte: EPTV (acessado em 14/12/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br