São Paulo deve suspender vacinação contra a febre aftosa em 2014

A imunização do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será suspensa em 2014 em São Paulo. Segundo a secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi, o objetivo é buscar o reconhecimento do Estado como área livre da doença sem vacinação.

“Após a suspensão, pretendemos ficar até 2016 em estado de observação, para aí solicitar o novo status para o rebanho paulista”, afirma.

Principal porta de saída para as exportações de carnes brasileiras, São Paulo tem um rebanho de 11,3 milhões de animais. Historicamente, o Estado tem uma cobertura de vacinação espontânea acima de 95% e não registra casos de febre aftosa desde 1996. É reconhecido pelo Ministério da Agricultura como livre da febre aftosa com vacinação.

Desde o ano passado, na primeira das duas etapas de vacinação contra a aftosa, em maio, apenas os animais apenas animais com até 24 meses de idade são imunizados. Na segunda etapa, em novembro, todos os bovinos e bubalinos são vacinados.

“Estamos evoluindo com a redução na imunização e o próximo passo é a suspensão, em 2014”, reafirma a secretária.

Mônika ressalta que, durante o período previsto para a suspensão da vacina, será necessário fortalecer a fiscalização nas divisas de São Paulo, bem como trabalhar com outros Estados em um programa de controle de trânsito de animais vivos. Atualmente, apenas Santa Catarina tem status de área livre de aftosa sem vacinação no País.

Fonte: Canal Rural (acessado em 20/12/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40