Seu pet é seu melhor amigo em todos os dias do ano. Então por que não presenteá-lo nesta época de festas tão especial? De brinquedinhos até acessórios que vão fazer a cabeça dos donos, as empresas voltadas para esse segmento têm de tudo para agradar o amigo de quatro patas.
Porém não é qualquer brinquedo que servirá para o seu animalzinho. Na hora de escolher o presente do seu pet leve em consideração a idade, o peso e a força do animal. Os brinquedos possuem finalidades diferentes para cada fase da vida do pet. A médica veterinária Renata Pregeli July explica quais brinquedos são ideais para cada pet.
“Devido à troca de dentição, para o filhote é indicado um brinquedo que massageie sua gengiva, por isso é bom evitar os muito rígidos. Antes de escolher o brinquedo, também é importante levar em conta o porte do cão, para dar um brinquedo direcionado para a sua força”, diz.
A idade avançada exige ainda mais cuidado no momento da escolha de um brinquedo, uma vez que o pet idoso nem sempre possui a mesma disposição para brincadeiras, como orienta a veterinária Renata. “Para um cão adulto ou mesmo idoso, o indicado são os brinquedos macios, como pelúcias, por causa da dentição. Dependendo do animal, não deve ser dado brinquedo que exercite muito, pois ele pode ser um cardiopata, ou ter problemas em articulações ou ossos”, alerta ela.
Quanto à manutenção dos presentinhos, eles precisam se lavados regularmente com água corrente e sabão neutro, a fim de preservar a saúde do seu pet.
Fonte: R7 (acessado em 21/12/2011)