Escorpiões assustam moradores do centro de SP

Os moradores do entorno da Rua Xavier Curado, na região do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, estão preocupados com o aparecimento de escorpiões que circulam pelas calçadas e até invadem as casas na região, desde meados de outubro do ano passado.

Segundo o morador Marcus Castellani, no fim de dezembro de 2011, ele encontrou um escorpião dentro de um armário no quintal da casa. “Eu coloquei o escorpião dentro de um vidro, que foi retirado por uma equipe da zoonose. Eles também encontraram um outro animal embaixo de uma pedra, na calçada em frente da minha casa”, explica.

A situação estava pior na casa ao lado. “Uma semana antes de encontrar os escorpiões na minha casa, meu vizinho encontrou quatro escorpiões, três deles estavam dentro da casa e outro estava na calçada, em frente”, relembra Marcus. Segundo os moradores, a demolição de uma casa velha, ocorrida no começo do ano passado, na Rua Bom Pastor, pode ter provocado o aparecimento dos animais peçonhentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a secretaria, a subprefeitura do Ipiranga e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fazem na região, desde abril de 2009, monitoramento e ação educativa, semanalmente, para prevenção de escorpião.

Segundo a secretaria, desde outubro até dezembro, 177 casas da Rua Xavier Curado, foram visitadas para localizar escorpiões, que vivem sob pedras, madeiras, troncos podres, ou em bromélias, que crescem no chão ou mesmo a grandes alturas nas árvores. Alguns animais se escondem no entulho, em madeiras empilhadas e é frequente aparecerem junto às linhas de trem, escondendo-se sob lajes dos túmulos. São animais de hábitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas.

Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, por isso são considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. A gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho em residências e são mais comuns na primavera e no verão.

Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 19/01/2012)

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br