Nesta quinta-feira (19), técnicos do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) confirmaram a existência de mais nove focos de raiva na região norte do Paraná: três deles em Primeiro de Maio, um em Bela Vista do Paraíso, outro em Sertanópolis e quatro no município de Florestópolis. Os primeiros focos da doença foram identificados no final de dezembro na cidade de Primeiro de Maio, com a morte de dois animais.
Para conter o surto, o veterinário da Seab, Antônio Aparecido Reis, contou que os criadores de gado já foram notificados para vacinar o rebanho. “Traçamos um raio de 12 quilômetros em torno do foco e começamos espalhar a notícia. Em Bela Vista, por exemplo, mais de 200 bovinos já foram vacinados”, disse em entrevista à rádio CBN Londrina.
As vacinas devem ser adquiridas pelos proprietários rurais. Cada dose custa R$ 0,65. São necessárias duas vacinações para garantir a prevenção da doença em bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Até agora, nove animais morreram com a doença, que, segundo Reis, não possui tratamento. Ele orienta os produtores a manterem distância dos animais doentes.
Por enquanto, não há registro da doença entre os moradores do norte do Estado. Mas, para evitar a ocorrência destes casos, a Vigilância Sanitária de Bela Vista do Paraíso vai dar início a uma campanha de vacinação voltada a cães e gatos domésticos.
A carne dos animais contaminados não pode ser consumida.
Fonte: Bondenews (acessado em 20/01/2012)