Brasil retoma negociações com Rússia para exportação de carnes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se
manifestará nesta semana quanto ao relatório da missão russa sobre as observações do serviço veterinário brasileiro realizadas durante visita a 20 frigoríficos brasileiros e uma fábrica de ração. A reunião será com o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, em Moscou, na qual o Mapa também apresentará a proposta de um protocolo de certificação de produtos, como carnes, alimentação animal e material genético.

O documento tem o objetivo de dar mais clareza nas operações comerciais entre os dois países e busca solucionar divergências de entendimento em ambos os países quanto à análise do risco de doenças em animais. Durante o encontro, também será apresentada proposta de novos certificados para estabelecimentos exportadores brasileiros. Caberá ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques, discutir esses temas com as autoridades russas.

“Há a possibilidade de retirar as restrições em cerca de cinco plantas, desde que estas cumpram requisitos científicos. Essa reunião é preparatória para a visita da presidenta Dilma Rousseff em dezembro, provavelmente na primeira quinzena”, afirmou Marques. Esta é a sexta reunião que o secretário participa com os russos para tentar encerrar os embargos iniciados em junho de 2011.

Na época da vista da delegação e, ao final dos trabalhos, em 3 de agosto, a missão russa fez um relato das observações do serviço brasileiro. O documento, em detalhes, foi entregue 45 dias depois ao Mapa e tramitou em diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Bélgica

O secretário ainda se reunirá na Comissão de Saúde do Consumidor da União Europeia (DG Sanco, em inglês), em Bruxelas (Bélgica), onde discutirá a cooperação técnica para realizar missões de habilitação de sistema de saúde animal e pública de países europeus que desejam exportar para o Brasil. Tratará ainda sobre proposta de sistema de segregação de produção de carne bovina sem uso de substância beta-agonista.

Fonte: Boletim Avicultura Industrial e Mapa

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40