Um estudo realizado com cerca de 500 pessoas nas gôndolas de supermercados de Curitiba (PR), comprovou que, após a visualização de fotos de diferentes sistemas de produção de aves, a importância dada ao bem-estar na decisão de compra aumentou em cinco vezes, passando a figurar entre as principais exigências do consumidor.
Inicialmente, os entrevistados eram convidados a listar as características com mais importância em sua decisão de compra (validade, preço, cor, odor etc). O bem-estar animal foi considerado pela minoria, em apenas 4% das respostas. Após a visualização das imagens sobre os processos de produção, intensivo e semi-intensivo, em que o segundo privilegia em maior grau o bem-estar animal, os entrevistados foram novamente questionados e, a maioria, mudou de opinião sobre o tema.
O atributo “bem-estar animal” passou a estar entre os três índices de maior importância, com 24%, precedido apenas por preço (34%) e tipo de carne (27%). Na simulação de mercado, 71% dos consumidores pagariam mais por produtos com certificação de bem-estar animal e carne firme e rosa, constatou o estudo.
A pesquisa, orientada pela Médica Veterinária Carla Molento, membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), constatou que se o consumidor tiver conhecimento sobre o sistema de criação de animais, ele terá outra percepção de valor sobre o produto e poderá pagar mais por isso. Essa tendência de mercado também é comprovada em outros trabalhos nacionais e internacionais. O produtor e a indústria precisam estar atentos e se antecipar a essa nova demanda da sociedade.
Fonte: Portal CFMV (acessado em 27/11/12).