Março já começou com uma boa notícia para as organizações de proteção aos animais no Japão. Isso porque uma importante empresa do país anunciou que suspenderá os testes de cosméticos em animais. A companhia japonesa Shiseido fez o anúncio, no dia 1º/03, e afirmou que a decisão já valerá a partir do mês de abril em todas as unidades de produção, assim como nas unidades das empresas terceirizadas. “Nossos fornecedores abandonarão os testes em animais e não vamos mais terceirizar a laboratórios externos”, disse um porta-voz.
A empresa ressaltou que a nova regra terá exceções. Os testes em animais ainda ocorrerão, quando, segundo a Shiseido, for a única opção para demonstrar a inocuidade de um produto e nos países em que eles são obrigados a fazê-lo para comercializar seus cosméticos. Outro mercado que também anunciou o abandono dos testes foi o da União Europeia. Nas próximas semanas, será proibida a importação e a comercialização de qualquer ingrediente ou produto de beleza testado em animais.
“Esta decisão também significa que precisamos aumentar nossos esforços para o desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos bem como o reconhecimento internacional destes métodos”, explicou o novo comissário europeu de Saúde e Consumo, Tonio Borg.
Veja a reportagem na íntegra clicando aqui
Fonte: Ciclo Vivo.