Comissões técnicas do CRMV-SP realizam reunião de discussão sobre a zoonose Esporotricose

Entre os dias 10 e 11 de abril, as Comissões de Saúde Pública Veterinária, Saúde Animal, Clínicos de Pequenos Animais e Bem-estar Animal do CRMV-SP, realizaram uma reunião para a discussão da Esporotricose – zoonose emergente causada por fungos, cuja maior fonte de infecção é o gato.

Como o tema ainda é pouco conhecido dos médicos veterinários que atuam na área de saúde pública, a proposta do encontro foi a de reunir especialistas como veterinários, biólogos e médicos de diversos órgãos expressivos neste segmento, como a USP, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/ RJ), Centro de Controle de Zoonose (CCZ) de São Paulo e Guarulhos, Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA/ SP), Unidade de Vigilância e Fiscalização Sanitária do Rio de Janeiro, Instituto Pasteur e Hospital Emílio Ribas.

Durante os dois dias, foi feita uma análise do cenário da Esporotricose na região Sudeste do País e discutidas propostas de estruturação de um programa de controle da doença, considerando parcerias entre clínicos e serviços públicos de saúde, além de encaminhamento à Secretaria de Saúde do Estado e outros órgãos de interesse.

Para o médico veterinário do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos (IPEC/ Fiocruz), Sandro Antonio Pereira, a iniciativa de reunir profissionais de diversas áreas para discutirem sobre a doença é muito válida. “Quanto mais informações tivermos a respeito da Esporotricose, maior será o controle dessa zoonose e, assim, poderemos evitar a sua expansão geográfica”, afirma.

A Fiocruz tem registrado 4.000 casos da zoonose em felinos e cerca de 200 em cães, no Rio de Janeiro, que apresenta a situação de endemia há 14 anos. Em São Paulo, há a ocorrência de casos pontuais.

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br