O evento, realizado no sábado 15/06, no Teatro Jardim São Paulo, na Zona Norte de São Paulo, reuniu políticos, médicos veterinários, advogados, adestradores e protetores para a discussão de políticas e medidas em defesa dos animais.
A mesa de debate foi composta pelo deputado estadual, Fernando Capez (PSDB), o vereador, Nelo Rodolfo (PMDB), o comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Eduardo Bias, o presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Assistência Social, Fábio Remesso, o adestrador e um dos mentores do projeto Segunda Chance, Jorge Pereira, e o presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-SP, Dr. Wilson Ricardo Ligiera.
Também estiveram presentes os membros da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP, a presidente, Dra. Fernanda Beda, Dra. Paula Iwano, e Dr. Raphael Hamaoui.
“Eventos como esse são de extrema importância para promover um debate sobre a necessidade de implantação de políticas públicas efetivas à proteção e defesa dos animais e da saúde pública. Somente com a união de esforços dos diversos segmentos: parlamentares, entidades de classe e sociedade civil organizada poderemos mudar a realidade atual”, enfatiza a presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP.
O presidente do Conselho, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, falou sobre o trabalho realizado pela Fiscalização do Regional e da importância do médico veterinário como responsável técnico de estabelecimentos que prestam serviços veterinários, além de legislações específicas que tratem da defesa e proteção dos animais. Doutor Francisco defendeu, ainda, o projeto de criação de uma Secretaria Municipal exclusiva para tratar de questões de animais domésticos.