Mapa e WSPA apresentam indicadores de sucesso com treinamentos em frigoríficos

Para evitar o sofrimento de animais durante as etapas de produção, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) capacitam, desde 2009, profissionais em práticas de bem-estar animal por meio do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps). O treinamento voltado para segmentos envolvidos com pré-abate e abate foi um dos assuntos discutidos, no dia 13 de junho, durante Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção que aconteceu em São Pedro (SP).

O acordo de cooperação entre o Mapa e a WSPA, assinado em 2009, foi renovado por mais cinco anos em janeiro deste ano. O Steps tem o objetivo de treinar os fiscais federais agropecuários, docentes, profissionais de frigoríficos e técnicos da área, visando melhorias do bem-estar animal durante o manejo pré-abate e abate. Em quatro anos, 5.822 profissionais foram capacitados e 5 bilhões de animais beneficiados.

Evitar lesões, ferimentos, quedas e escorregões são algumas propostas do Programa, que ensina aos profissionais as boas práticas de manejo e insensibilização dos animais. De acordo com José Rodolfo Ciocca, da WSPA, as melhorias após o curso são evidentes. “Às vezes, com um pequeno ajuste, obtém-se enormes resultados. Uma simples mudança de comportamento evita o sofrimento do animal, gera retorno econômico para o produtor e oferece alimento de qualidade ao consumidor”, disse.

O encerramento do Workshop Internacional se deu com a assinatura de moção que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). O documento pede a inclusão da disciplina de Bem-Estar Animal na grade curricular dos cursos de graduação de Medicina Veterinária, Zootecnia, técnicos agropecuários e áreas correlatas nas ciências biológicas e da terra.

Na opinião dos participantes do evento, os veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários são os principais responsáveis pelo bem-estar animal e exercem um papel preponderante no repasse destas informações junto à comunidade rural.

Fonte: Newsletter Farmpoint .

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40