O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, concedeu na sexta-feira (05/07), duas entrevistas à TV Record sobre a nova Resolução CFMV nº 1027/13, que proíbe a prática da caudectomia (corte da cauda) em cães para fins estéticos.
”A cauda permite ao animal que expresse seu comportamento natural e a prática de removê-la cirurgicamente é uma situação de maus-tratos”, afirma Dr. Francisco.
Desde 2008, o CFMV proíbe a cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia (extração das unhas de gatos). “Nós não queremos que os animais sejam maltratados em razão da vaidade de alguns proprietários”, afirma o presidente do CRMV-SP ao Jornal da Record. O médico veterinário que infringir as normas determinadas pelo CFMV estará sujeito a processo ético-profissional.
A entrevista ao Jornal da Record foi ao ar na sexta-feira 05/07. Não perca neste próximo dia 14/07, no programa Domingo Espetacular, também da TV Record, a entrevista cedida pelo Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida com recomendações sobre a caudectomia.