Desenvolvida em 2002, a vacina Duramune, a primeira vacina V10 do mercado e utilizada por muitos médicos veterinários no mundo, agora é o novo foco da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, atual detentora da marca e dos direitos de comercialização da vacina. Esse trabalho teve início por meio da parceria com o grupo suíço Novartis, que será responsável pela distribuição da vacina no Brasil.
A Duramune será comercializada pelo médico veterinário. O diretor de marketing da Novartis Saúde Animal na América Latina, Oclydes Barbarine Junior, explica que, sendo a vacina um produto técnico, a forma de garantir o melhor resultado em benefício do paciente é por meio da sua utilização por um profissional qualificado. Atualmente, a Boehringer é líder no mercado de vacinas para suínos no Brasil, afirma a diretora de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim do Brasil, Camila Pontes.
Hoje, a companhia acredita muito no mercado pet brasileiro. “O coração da Boehringer bate pela prevenção e todas as novidades que estão no mercado pet mundial virão para o consumidor brasileiro. Vemos que o mercado pet brasileiro cresce em alta velocidade, pois cada vez mais pessoas estão tratando melhor seus animais”, diz Camila.
A vacina Duramune quer atrair todos os holofotes. Para isso, ela voltou cercada de tecnologia, inovação e está ainda melhor, garante o fabricante. Camila explica que o produto que já era bom ficou ainda melhor. Após 10 anos no mercado brasileiro, a vacina conta com a tecnologia Purefil™, na qual são retiradas as impurezas da etapa de fabricação, diminuindo a possibilidade de reações vacinais, “É uma tecnologia exclusiva da Boehringer Ingelheim aplicada em todas as vacinas”, afirma. Outro diferencial é a proteção contra as variações mais recentes de vírus e bactérias. Dessa maneira, Duramune apresenta um excelente nível de prevenção contra os tipos de microorganismos presentes no ambiente. Apesar da Boehringer Ingelheim estar iniciando sua atuação no mercado pet brasileiro, Camila destaca que a companhia já tem a expertise no mercado pet mundial e um terço do faturamento da empresa é oriundo do segmento de pequenos animais.
Antes de falar sobre a parceria, a diretora de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim do Brasil relembra a trajetória da marca Duramune no mercado. “Em 2009, um laboratório multinacional norte-americano era detentor da antiga Fort Dodge, proprietária da marca Duramune. Porém, em alguns mercados, essa companhia teve que vender partes da Fort Dodge por questão de competitividade. Com isso, a Boehringer comprou essa marca nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália”, explica.
Camila conta que outro fator que contribuiu para fechar negócio com a Novartis foi a rede de distribuição bem estruturada e bastante conhecida do grupo. A equipe da Novartis possui profissionais experientes quando o assunto é vacina, como o diretor de marketing da América Latina da Novartis Saúde Animal, Oclydes Barbarine Junior. “Temos um plano de expansão de equipe que será divulgado em breve e faz parte do planejamento estratégico da empresa. A expansão foi alavancada também pela presença da vacina no portfólio”, afirma Oclydes.
Fonte: Revista Cães & Gatos, edição 169/2013 p.24.