O Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro (SP) está fazendo uma campanha para evitar que moradores alimentem os pombos que estão no Centro da cidade, principalmente na Estação Ferroviária. As aves tomaram conta do local e podem trazer riscos à saúde. O órgão já registrou 87 reclamações de moradores preocupados com a situação.
Os pombos se alojam em vários locais e circulam tranquilamente pelas ruas. A cidade está fazendo um levantamento de doenças causadas por eles. “Esse ano, já tivemos seis gestantes com toxoplasmose, que é uma doença grave que pode causar sequelas. Essa é uma das 50 doenças que o pombo pode transmitir. A meningite por fungos, que é a mais grave”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, Ivana Freschi de Souza.
A forma de transmissão geralmente é por meio de contato com as fezes. “Elas vão onde tem abrigo e alimentos. Vão fazer cocô onde as pessoas sentam, depois a pessoa passa a mão no rosto e coça o olho ou roe uma unha e acaba adquirindo um problema. O importante é não alimentar”, alertou a responsável pelo Departamento de Informação e Educação, Solange Mascherpe.
Fonte: Portal G1