Na terça-feira (16), aconteceu a palestra Biossegurança em Biotérios e Quimioterapia na Clínica Veterinária, ministrada pelo professor doutor Cláudio Lisias Mafra de Siqueira, da Universidade Federal de Viçosa (MG), no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) para os membros das Comissões Técnicas e médicos veterinários fiscais.
Mafra, que tem pós-doutorado pelo Centro Nacional de Biossegurança e Bioagentes dos Estados Unidos, destacou a importância de médicos veterinários e profissionais que atuam em laboratórios, biotérios e clínicas veterinárias respeitarem os critérios de segurança estabelecidos pelas normas internacionais e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC).
O palestrante, ainda, ressaltou o papel que importante que médicos veterinários exercem no meio ambiente. “É importante que as clínicas veterinárias façam o descarte correto de seus resíduos para não impactar no ambiente”, afirmou.
Quanto à questão da quimioterapia em clínicas veterinárias, Mafra alertou para a importância dos cuidados com a manipulação e aplicação de substâncias antineoplásicas, amplamente utilizadas em clínicas e hospitais veterinários. “Existe um grande risco no manuseio não adequado desses medicamentos, por conta do potencial mutagênico, teratogênico e carcinogênico deles”. Destacou, ainda, a necessidade de atenção e execução de práticas de biossegurança para a preparação da terapia antineoplásica.