O ano de 2013 foi marcado por novas ideias após o reconhecimento da Residência em Medicina Veterinária pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do CFMV se empenhou em esclarecer os coordenadores sobre as regras governamentais e também em criar uma nova ferramenta que garanta a credibilidade dos programas que eram reconhecidos pelo Conselho e que, em breve, passarão por novo sistema de acreditação. Há expectativa de que, em 2014, haverá mudanças para garantir maior qualidade dos programas de treinamento em serviço.
No ano passado, a CNRMV do CFMV participou de avaliação in loco em Instituições de Ensino superior que oferecem os programas. Organizou o IV Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária e também apresentou proposta de diretrizes curriculares para os programas reconhecidos pela câmara técnica do MEC.
Para este ano, a CNRMV tem como metas sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da acreditação dos programas, promover ampla discussão sobre as normas de acreditação e estabelecer uma sistemática de avaliação e certificação. Também está prevista a realização do V Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária, principal evento nacional sobre o tema.
Fonte: Portal do CFMV.