Identificação de doenças em aves foi facilitada com alteração de teste pela USDA

Cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) encontraram uma nova maneira para facilitar o diagnóstico de reticuloendoteliose aviária e da Doença de Marek a partir da modificação de um teste já existente.

As duas doenças são altamente contagiosas e podem causar câncer, perdas de produção e morte de aves. A doença de Marek normalmente afeta frangos jovens, enquanto a reticuloendoteliose afeta tanto a frangos, quanto a outras aves como perus, patos, gansos e codornas. Aly Fadly, pesquisador chefe do serviço de pesquisas agrícolas do USDA em Michigan, modificou o teste de reação em cadeia por polimerase para detectar as sequências genéticas dos vírus que causam as doenças.

O diagnóstico das doenças envolve a retirada de tecidos dos órgãos das aves afetadas, preservando-os e fazendo a identificação do vírus por exame microscópico, o que todos os laboratórios podem fazer. No entanto, se um diagnóstico definitivo não for alcançado, esse tecido deve ser congelado e enviado ao laboratório do USDA para mais testes. “A reação em cadeia por polimerase modificada permite diagnósticos laboratoriais a extrair o DNA dos vírus de tecidos preservados e detectar as duas doenças. Isso oferece uma alternativa aos complicados testes moleculares e biológicos que necessitam de amostras de tecidos congeladas ou frescos”, diz Fadly.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br