A Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) nº 411, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 14/11, coloca em Consulta Pública
O programa faz parte do Plano Nacional de Certificação de Formas Jovens de Animais Aquáticos e tem por finalidade garantir alevinos de melhor qualidade sanitária. O controle sanitário na alevinagem é uma condição fundamental para o sucesso da cadeia produtiva. O programa em consulta pública prevê o monitoramento de micro-organismos patogênicos relevantes para a saúde animal que causam prejuízos ao aquicultor.
Como a norma visa assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças impactantes na tilapicultura nacional, projeta-se um aumento da produtividade neste setor. A Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (RENAQUA) dará o suporte laboratorial necessário para o diagnóstico oficial.
O “Alevino de Tilápia Monitorado” será um passo importante para a avaliação das deficiências sanitárias existentes no setor, bem como para dar suporte à implementação das demais políticas públicas voltadas para a aquicultura. Posteriormente, o MPA, em conjunto com a Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária (AquaEpi), definirá as estratégias de certificação sanitária das larviculturas de tilápia.