Brasil coloca em Consulta Pública Programa Sanitário para Tilápias

A Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) nº 411, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 14/11, coloca em Consulta Pública o projeto de Instrução Normativa que instituirá o Programa Nacional de Monitoramento Sanitário de Alevinos de Tilápias, o “Alevino de Tilápia Monitorado”.

O programa faz parte do Plano Nacional de Certificação de Formas Jovens de Animais Aquáticos e tem por finalidade garantir alevinos de melhor qualidade sanitária. O controle sanitário na alevinagem é uma condição fundamental para o sucesso da cadeia produtiva. O programa em consulta pública prevê o monitoramento de micro-organismos patogênicos relevantes para a saúde animal que causam prejuízos ao aquicultor.

Como a norma visa assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças impactantes na tilapicultura nacional, projeta-se um aumento da produtividade neste setor. A Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (RENAQUA) dará o suporte laboratorial necessário para o diagnóstico oficial.

O “Alevino de Tilápia Monitorado” será um passo importante para a avaliação das deficiências sanitárias existentes no setor, bem como para dar suporte à implementação das demais políticas públicas voltadas para a aquicultura. Posteriormente, o MPA, em conjunto com a Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária (AquaEpi), definirá as estratégias de certificação sanitária das larviculturas de tilápia.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40