Sai lista de exportadores de frango para o Paquistão e de suínos para a África do Sul

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a publicação realizada, no dia 6 de fevereiro, da lista de empresas exportadoras brasileira de carne de frango para o Paquistão e de carne suína para a África do Sul.

No caso do Paquistão, a publicação que efetiva a abertura de mercado comunicada pelo governo paquistanês em março de 2014, autoriza as empresas listadas a exportarem carne de frango para esse país.

Já para a África do Sul, as empresas autorizadas voltam a exportar para o mercado após o anúncio da reabertura, ocorrida em novembro do ano passado. O país africano havia suspendido as importações de carne suína do Brasil em 2005.

A autorização das empresas já no segundo mês de 2015 poderá impactar positivamente no saldo geral do ano das exportações de carne de frango e de suínos, explica o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra. “Falamos de dois mercados estratégicos, sobre os quais temos trabalhado há tempos para a efetivação das exportações”, diz.

O Brasil, maior produtor e exportador de carne de frango halal do mundo, vê no Paquistão uma grande oportunidade de expansão dos negócios. Esse país produz, anualmente, 700 mil toneladas de carne de frango.

“Queremos nos consolidar como parceiros da indústria paquistanesa, complementando a demanda local. Hoje, o consumo per capita anual do país é baixo, de cerca de 4 quilos. Há um grande potencial de expansão e é nesta frente que buscaremos atuar”, explica o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin.

Já a África do Sul chegou a representar quase 3% das exportações de carne suína, posicionando-se como quarto maior importador. Quando o embargo ocorreu, o setor exportador bateu recorde histórico de embarques, chegando a 625 mil toneladas – 18 mil delas, direcionadas ao mercado sul-africano.

“A suinocultura brasileira detém um excelente status sanitário, que foi reconhecido pelas autoridades da África do Sul”, ressalta o vice-presidente de suínos da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas. “Neste sentido, continuaremos a consolidar a confiança das autoridades daquele país, tendo em vista boas perspectivas de negócios com o mercado local”.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40