Frango e ovos ficam mais caros em março

Com custos elevados e dólar em alta, o setor de aves deverá repassar um aumento de 10% a 15% no preço da carne de frango durante o mês de março. Segundo o presidente da Asgav, Nestor Freiberger, embora os preços do milho e da soja, que compõem 70% dos custos, estejam estáveis, a valorização da moeda americana faz com que o efeito seja negativo para a agroindústria.

“Achávamos que ia dar uma acalmada nos preços, mas eles voltaram até a subir, pressionados pela alta do dólar”, explica Freiberger. Somado ao aumento dos combustíveis e da tarifa de energia elétrica, o executivo afirma que há uma necessidade “extremamente urgente” de repassar o aumento.

No varejo, o quilo da carne de frango está a R$ 5,84, conforme levantamento da Agas. Há um ano, o preço era de R$ 5,79. Com relação aos ovos, a alta prevista é de 5% a 10%. “Houve muita queda na produção em função do dólar excessivo e também redução de plantel, devido aos custos”, explica Freiberger.

O presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, ressalta que o preço do frango está defasado em relação às outras carnes. Por isso, considera que o aumento é uma “recomposição”. “Nada tão significativo a ponto de assustar o consumidor, mas alguma reação de preço é natural para recompor o mínimo de renda ao produtor, porque parte da renda ele perdeu com essa elevação”, define Turra.

Conforme a Embrapa Suínos e Aves, os custos de produção de frangos de corte no Brasil aumentaram 6,2% no ano passado, após uma queda de 5,5% em 2013. Segundo o analista Ari Jarbas Sandi, o item pintos de um dia, que representa 15% do total, foi o que mais influenciou a alta.

“No ano de 2013, o mercado regulou o preço do pintinho de corte. Teve menos oferta e, obviamente, o preço aumentou”, explica. Ele ressalta que milho e soja têm seus preços tarifados em dólar, o que poderá causar impacto para produtores e agroindústria nos próximos dois meses. “O que afeta, agora, é o preço da energia elétrica e dos combustíveis”, ressalta.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40