CFMV participa de evento internacional que debate os desafios das ciências veterinárias para América Latina e Caribe

Os desafios da Medicina Veterinária nos próximos anos e as competências e habilidades profissionais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho foram debatidos nos dias 5 e 6 de outubro, em Santiago, Chile.

O Seminário Internacional: Desafios das Ciências Veterinárias para América Latina e Caribe foi organizado pela Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (PANVET) e pela Universidade Mayor de Santiago.

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, participou do evento da PANVET junto com o tesoureiro do CFMV, Amilson Pereira Said.

Na segunda-feira (5/10), o presidente do CFMV proferiu palestra sobre a gestão estratégica para o fortalecimento dos organismos veterinários estatutários na América Latina e Caribe. Na ocasião, Benedito Fortes de Arruda apresentou sugestões para o crescimento e fortalecimento da Medicina Veterinária, sobretudo no que diz respeito à legislação.

No evento, também foram discutidas a colaboração e cooperação da Medicina Veterinária com os organismos de saúde pública e meio ambiente para uma participação sólida na prevenção de zoonoses que tenham forte impacto sobre a Saúde Única – que representa a integração entre as saúdes animal, humana e ambiental.


Os participantes acompanharam ainda debates sobre as competências profissionais requeridas pela indústria pecuária, a evolução e desafios do bem-estar animal no sistema produtivo nas Américas, as oportunidades e desafios para o setor público e privado em relação ao bem-estar animal, estratégicas de inocuidade e segurança alimentar para Apicultura, entre outros.


Para o presidente do CFMV, os temas apresentados e debatidos serviram para que os médicos veterinários da América Latina fiquem permanentemente contactados com o mundo. “Hoje, com as tecnologias na área da comunicação, o profissional que vive isolado, pensando só em seu mundo, está fadado ao insucesso. Saber o que a sociedade está exigindo é fundamental. A ciência existe para ser aplicada com responsabilidade , sem agressões aos animais, ao homem, às plantas e à natureza. Temos que deixar de ser ‘egocêntricos’ e passar a ser ‘ecocêntricos'”, afirmou Arruda.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40