Educação ambiental completa seis anos no Zoológico de São Paulo

Com o inicio das atividades em 2000, o Programa de Educação Ambiental da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, completa seis anos de sucesso e muitas realizações. Tendo como público alvo grupos de deficientes, moradores de rua, crianças com câncer e idosos, o objetivo do programa é difundir conhecimentos voltados à conservação da natureza e proporcionar a inclusão social.

Os educadores ambientais do Zoológico de São Paulo realizam diariamente apresentações didáticas, abordando de forma simples e interativa aspectos relativos à fauna e ao meio ambiente. Curiosidades, lendas e superstições que cercam o mundo dos bichos também são desvendadas nessas atividades, que acima de tudo buscam conscientizar os participantes sobre a conservação da natureza.

Do programa fazem parte apresentações didáticas; visitas monitoradas; o Espaço Vida de Bicho, com diversas espécies de animais em cenários que representam seus habitats naturais; o Espaço Abaré, uma oca que tem por objetivo estimular o respeito e a valorização do índio; Espaço Era uma Vez, destinado a contação de histórias e ao teatro de fantoches; e o Sauveiro, em que é possível observar em um formigueiro de vidro curiosidades sobre a vida das saúvas.

Entre os projetos que compõem o programa estão as visitas monitoradas especiais, destinadas a grupos de deficientes e idosos. Com no máximo 40 participantes por período, as visitas têm como objetivo apresentar o zoológico de uma forma acessível a grupos com necessidades ou em condições especiais. Além de rotas acessíveis, são utilizadas peças taxidermizadas, réplicas e apresentação didática com animais.

Outro projeto é o Clube Tetéia que atende pessoas com mais de 60 anos promovendo encontros quinzenais entre os técnicos do Zoológico e os idosos inscritos para discutir assuntos relacionados ao cotidiano do Parque e ao seu papel conservacionista.

A bióloga e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Atividades Especiais da Divisão de Educação e Difusão, Inaiá Sedenho Manoel, entretanto, faz questão de destacar é projeto que completa um ano, o Zoo para todos, que em pouco tempo já atendeu quase 500 pessoas.

O projeto casula da fundação tem como público-alvo crianças em tratamento de câncer (parceria AC Camargo Câncer Center e Casa Ninho), grupo de moradores de rua (parceria SEFRAS – Paróquia e Convento São Francisco) e idosos internados em casas de repouso (parceria Lar de Idosos Vivência Feliz).

“O Zoo para todos tem como objetivo levar atividades educativas sobre o zoológico e a conservação da fauna para fora dos limites da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, dando a estas pessoas a oportunidade de vivenciar experiências únicas. Desenvolvemos atividades uma vez ao mês. Para as crianças com câncer, por exemplo, levamos vídeos e profissionais para falar sobre os animais que passaram por procedimentos médicos e que conseguiram se recuperar. É uma forma também delas terem esperança”, afirma Inaiá.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed