Odontologia veterinária salva orangotango no Zoológico de São Paulo

A odontologia veterinária é uma área de atuação profissional que tem auxiliado na promoção do bem-estar animal. Um exemplo é da orangotango Shinta que vive hoje aos sorrisos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) e que poderia ter sido eutanasiada caso não recebesse o tratamento odontológico.

Fêmea de 23 anos, a primata chegou do zoológico da Alemanha no final de 2009 com fraturas antigas de caninos com exposição de canal e cálculo dentário grave, o que não constavam nas informações fornecidas pela instituição de origem e diagnosticadas pela avaliação realizada pela Divisão de Veterinária da FPZSP.

Além do comportamento de dor, caracterizado por amassar alimentos com os dentes incisivos, dificuldade de mastigação e aumento da sensibilidade nos dentes, Shinta apresentava significativa perda de peso, anemia moderada, hipoproteinemia e gastrite.

“Na época ela estava magra e com comportamento alterado. Chegou a pesar pouco mais de 25 quilos, metade do peso normal para a espécie. Agora já está com 46 quilos”, afirma Fabrício Braga Rassy, médico-veterinário coordenador da Divisão Veterinária da FPZSP.

O tratamento foi iniciado em maio de 2012 por sete médicos-veterinários da equipe da Divisão Veterinária em conjunto com as médicas-veterinárias especialistas em odontologia, Damiana Carvalho de Faria Pimenta e Fernanda Maria Lopes, e com os cirurgiões dentistas, Vinicius Catani de Moraes e Flávia Maria Lopes de Moraes, professores da Unicamp – Piracicaba e especialistas em implantologia. Foram realizadas 15 contenções químicas seriadas com intervalos de 30 a 45 dias, visando o bem-estar do animal e as adaptações necessárias para cada fase.

Durante o tratamento, que foi finalizado em abril de 2014, foi necessária a extração de 22 dentes pré molares e molares, o tratamento de 11 dentes, entre incisivos e caninos, a colocação de 16 implantes dentários de titânio, duas próteses de cobaltocromo e enxerto ósseo na região dos dentes extraídos. “Atualmente ela faz o acompanhamento de cáries nos dentes de forma permanente, além da inspeção da cavidade oral e escovação diária, que a Shinta adora”, comenta Rassy.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40