Ex-conselheiro do CRMV-SP participa de projeto de saúde pública em Portugal

O professor José Rafael Modolo acaba de retornar de uma temporada de seis meses em Portugal, onde realizou um intercâmbio científico na Universidade de Évora. O foco foi a disciplina de Saúde Pública do Departamento de Medicina Veterinária da instituição. Modolo é membro do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ/USP), ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e foi membro da Comissão Editorial do mesmo Conselho.

O professor Modolo participou do projeto “Évoracãovida”, desenvolvido pelo Serviço Veterinário Municipal de Évora em parceria com a Universidade. Os objetivos são diminuir a população de cães e gatos abandonados, sensibilizar os proprietários para o recolhimento das fezes dos seus animais em espaços públicos e fortalecer o vínculo dono-animal. O projeto colabora na compreensão da interface entre animal, homem e meio ambiente, atendendo ao novo conceito mundial de atuação em saúde denominado “Uma Única Saúde”.

O professor participou de reuniões preparatórias de discussão sobre os objetivos do projeto, em conjunto com a professora Manuela Vilhena, responsável pela Disciplina de Saúde Pública e com a médica-veterinária Margarida Câmara, responsável pelo Serviço Veterinário Municipal. Ele ministrou uma aula aberta aos alunos, professores e profissionais intitulada “Alguns fundamentos para a elaboração de um planejamento de saúde pública veterinária”. Na sequência, o projeto foi finalizado e aprovado pela Câmara Municipal de Évora. Em seguida, foi assinada uma Declaração de Intenções entre a Câmara e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora para sua execução com a participação dos alunos.
Pela sua atuação, o docente da FMVZ recebeu da Câmara Municipal de Évora uma carta de agradecimento público.

Segundo o professor Modolo, a experiência em Portugal foi muito enriquecedora profissionalmente, pela possibilidade de planejar ações dentro de uma realidade cultural e social diferente. “É muito válido, nesse contexto, poder propor ações aplicáveis na prática, economicamente viáveis e aceitáveis pelos interessados”. De volta à FMVZ, Modolo é otimista quanto a futuras colaborações com Portugal. “Espero ter conseguido deixar as postar abertas para futuros projetos que envolvam a nossa Faculdade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa FMVZ/USP.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40