PETSA 2016: Divulgação é estratégia para captar novos consumidores

Como diz o velho ditado, a propaganda é a alma do negócio. Para que uma empresa seja lembrada e tenha condições de prospectar novos clientes e parceiros, é preciso investir em uma boa divulgação. Uma campanha de marketing elaboradora e focada no público alvo é essencial para melhorar a percepção do valor da marca e se diferenciar dos concorrentes.

“Quem não é visto, não é lembrado. A divulgação é a estratégia para captar novos consumidores. As vendas ocorrem no local, por isso, o ambiente deve ser adequado, a equipe bem treinada e o preço acessível”, disse a consultora de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Cássia de Freitas Mendonça Godinho, durante palestra na Arena do Conhecimento da Pet Shout América 2016.

Todos os anos, muitas empresas deixam o mercado porque perdem espaço para a concorrência e não conseguem atingir as pessoas. “É possível fazer uma divulgação com pouco dinheiro e muito resultado. Porém, para que isso aconteça, é preciso também muito esforço. Não existe fórmula mágica”, disse.

Cássia salientou que tão importante quanto prospectar novos clientes é manter os que já existem. As empresas que se preocupam apenas em conquistar o desejo de compra daqueles que ainda não consumiram em seu estabelecimento e esquecem de perpetuar os que já tiveram alguma experiência, perdem ótimas oportunidades de negócios. Manter a satisfação do consumidor é importante tanto para que ele retorne ao estabelecimento, quanto para que ele o divulgue.

Melhorar a presença do pet shop ou da clínica veterinária na internet e redes sociais é hoje um dos caminhos mais fáceis para divulgação. “Com um orçamento pequeno é possível utilizar as mesmas estratégias adotadas pelas grandes empresas e colher bons frutos, de igual para igual”, falou. Desenvolver programas de fidelidade, gerenciar o relacionamento com o cliente e oferecer serviços delivery também são diferenciais.

De olho na regulamentação

Na hora de divulgar a empresa, é importante que o médico-veterinário se atente as regras estabelecidas no Código de Ética profissional. “Alguns limites devem ser respeitados. É vedado ao veterinário permitir que seus serviços sejam divulgados como gratuitos. Também comete falta ética aquele que participar de divulgação de assuntos que afetem a dignidade da profissão, em qualquer veículo de comunicação de massa”, explicou o médico-veterinário e assessor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini.

É proibida a propaganda pessoal, divulgação de receituários e honorários ou descontos que infrinjam os valores referenciais regionais. “Em caso de dúvidas, o veterinário deve procurar o CRMV-SP ou consultar as seguintes resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV): 722/2002, 780/2004, 844/2006, 1041/2013 e 1071/2014”, ensinou Burlini.

Após a palestra, Cássia e Leonardo conversaram com os participantes sobre o tema no Mini Auditório do Conselho na Feira.

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