Luiz Antonio de Abreu e Souza recebe homenagem póstuma e dá nome à Casa da Agricultura de José Bonifácio

Com a promulgação da Lei nº 16.470, a Casa da Agricultura de José Bonifácio passa a denominar-se “Doutor Luiz Antonio de Abreu e Souza”. A homenagem póstuma ao médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento foi promulgada pelo governador Geraldo Alckmin e publicada quarta-feira (21/06) no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A homenagem foi proposta à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2015, pelo deputado estadual Davi Zaia.

Luiz Antônio de Abreu e Souza que faleceu aos 68 anos de idade, no dia 02 de maio de 2014 era natural de Cedral – SP teve atuação importante no trabalho de desenvolvimento da agropecuária.

Formado em medicina veterinária pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – Unesp (1972) graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urupunga (1979) e complementação em Química. Durante os anos de 1987 e 1988, permaneceu na Università degli Studi di Torino, Itália, tendo recebido o título de especialista e doutor em nutrição e reprodução animal.

Ingressou na Secretaria em 1973 junto à Casa da Agricultura de Buritama, sendo transferido posteriormente para a unidade em José Bonifácio onde exerceu suas atividades até ser designado em 1998, diretor técnico do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 2011.

“O Luiz foi um profissional competente, conciliador e dedicado, que muito contribuiu para o desenvolvimento das ações de defesa agropecuária na região de São José do Rio Preto. Era líder regional e pessoa de bom trato para com todos. É justo este reconhecimento para que seu nome fique como exemplo aos profissionais desta casa”, disse Fernando Gomes Buchala, coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Em vida, Luiz Antônio de Abreu e Souza recebeu diversas homenagens, entre as quais a ementa de congratulações pelo relevante serviço prestado em prol da agropecuária regional, conferida pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto. Pertenceu na diretoria executiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), sendo Conselheiro nos triênios de 2006-2009; 2009-2012 e 2013.

Foi membro ativo da diretoria executiva da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária de São José do Rio Preto e da diretoria executiva da Associação de Produtores Rurais de José Bonifácio. Publicou diversos artigos em periódicos, sendo destaque o seu trabalho sobre botulismo, apresentado em Congressos de Medicina Veterinária, nos anos de 1992 e 1993.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Relacionadas

Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40