Carreira de conselheiro efetivo é marcada por importantes trabalhos na área de sanidade animal

Otávio Diniz foi responsável por implementar as primeiras atividades técnicas de controle de raiva urbana em Bragança Paulista; também atuou como diretor técnico da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Para muitos jovens, uma aula de experimentos em sapos pode ser apenas mais uma das diversas atividades escolares realizadas durante os anos do ensino básico e fundamental. Para o médico-veterinário e conselheiro efetivo do CRMV-SP, Otávio Diniz, a lição não foi apenas importante para sua formação escolar – ela foi decisiva no momento em que teve que optar pelos caminhos que desejava trilhar pelos próximos anos de sua vida. “A Medicina Veterinária se tornou uma paixão bem cedo e ao longo dos anos ela foi crescendo e tomando forma. Durante a adolescência, conversei com alguns amigos da família que atuavam como médicos-veterinários, como o Dr. Haroldo de Almeida Santos Filho, que posteriormente, foi meu professor na graduação, e a quem devo muito da minha formação profissional”, lembrou.

A carreira de Otávio é marcada por importantes trabalhos na área de sanidade animal. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi responsável por implementar as primeiras atividades técnicas de controle de raiva urbana na cidade de Bragança Paulista, em 1982. “Na época, havia muitos casos da doença em cães e gatos e tive a oportunidade de desenvolver e acompanhar de perto as ações do programa, que se mantêm até os dias de hoje sob o comando de um médico-veterinário da Vigilância Epidemiológica do município”, conta.

Em seguida, Otávio foi atuar no Ministério do Trabalho na implementação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferecendo treinamentos técnicos a trabalhadores do campo. Seu próximo destino foi a Central de Inseminação da Yakult na área clínica, de reprodução, colheita e congelamento de sêmen bovino, sob a orientação do médico-veterinário Rui Taninaka, seu primeiro orientador nessa área. “Durante todo este período, aos finais de semana, também oferecia assistência técnica para algumas fazendas de gado leiteiro, e eventualmente, com equinos. Implementei diversos programas de inseminação artificial e transferência de embrião nessas propriedades, além de atuar com gado de elite em exposições, na área de melhoramento genético.”

O currículo de Diniz também contempla as funções de diretor técnico da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA-SP) de Bragança Paulista e do Centro de Defesa Sanitária Animal da CDA-SP. Na ocasião, teve a oportunidade de implementar o Programa Piloto de Controle da Raiva em Herbívoros e gerenciou os trabalhos que culminaram na declaração do Estado Livre da Peste Suína Clássica sem vacinação pela Organização Internacional das Epizootias (OIE). Também foi membro do Comitê Consultivo do Programa de Sanidade dos Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A área de defesa sanitária sempre fez parte do dia a dia profissional de Otávio, que, segundo ele, oferece muitas recompensas e alegrias. “Há muitas oportunidades de trabalho, seja no poder público, federal, estadual ou municipal. A obtenção de sucesso, seja neste segmento ou em qualquer outro da Medicina Veterinária, está na constante atualização do profissional. Hoje temos como aliada a internet, que nos possibilita um imenso avanço de conhecimento. A Biblioteca Virtual do CRMV-SP é um exemplo, ao disponibilizar gratuitamente diversos trabalhos científicos”, ressalta Diniz.

Como conselheiro efetivo do CRMV-SP, Otávio acompanhou de perto a modernização e informatização dos sistemas de trabalho do Conselho, mudanças que geraram maior rapidez e transparência nos serviços prestados. Como desafio para a classe, o médico-veterinário responde sem pestanejar. “Precisamos torná-la mais aparente e significativa ao público externo, mostrar o significado da saúde única para as pessoas que ainda não compreendem a sua amplitude e do quanto estamos engajados nessas atividades”, finaliza.

Dois cães, sendo um poodle e um sem raça definida, e um gato siamês.
A foto mostra um rapaz em frente a um notebook, apoiando em uma mesa e fazendo anotações em um papel. Ele está sentado, usa fones de ouvido e camisa verde.
No púlpito, o novo presidente da entidade fala ao microfone durante cerimônia de sua posse
Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)