IB amplia produção de tuberculina bovina

Instituto Biológico de SP aumentou a capacidade de produção do antígeno em 65%

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, aumentou sua capacidade de produção de doses da tuberculina bovina – usada para o diagnóstico de tuberculose em bovinos – e bateu recorde na produção de doses em uma única partida.

Ao longo do ano são liberadas diversas partidas, sendo que cada uma é constituída por frascos contendo 50 doses cada. Foram produzidas mais de 330.000 doses em uma única partida pelo IB, disponibilizadas para venda em outubro de 2017, que servirão para diagnosticar a tuberculose no rebanho nacional, equivalendo a 330.000 testes – um aumento de 65% quando comparado ao previsto de 200.000 doses liberadas por partida. Sem esses testes, não é possível a realização de compra, venda, trânsito e exportação de bovinos. O IB é a única instituição brasileira a produzir o antígeno.

Segundo Ricardo Spacagna Jordão, médico veterinário do IB, a tuberculina bovina é um dos produtos produzidos pelo IB que compreendem os chamados imunobiológicos, usados para o diagnóstico de tuberculose e brucelose, que afetam diversos animais, entre eles os bovinos. Em 2016, o IB bateu recorde na produção de imunobiológicos, com 3,7 milhões de doses distribuídas em todo o País. “O IB é hoje a única instituição a produzir os imunobiológicos no Brasil. Em janeiro deste ano, a empresa Tecpar do Paraná, que também produzia os antígenos, parou de funcionar de forma repentina. Hoje, o Brasil importa uma parte deste insumo do Uruguai e Argentina”, explica.

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estima que seja necessária a produção de mais de 12 milhões de doses para atender a demanda brasileira. “O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose foi revisto em outubro de 2016. Com as mudanças, houve um aumento da necessidade de doses, devido à ampliação do Programa e a adesão de mais Estados. Estamos nos preparando para atender esta demanda do Ministério”, afirma Jordão.

De acordo com o veterinário, o aumento no número de doses disponibilizadas por partidas é uma das estratégias do Instituto para aumentar a produção. Em 2016, o IB liberava 220 mil doses de tuberculina bovina por partida. No ano, foram produzidas 12 partidas. “Esta é a quinta partida de tuberculina bovina que disponibilizamos em 2017, sendo que já estão em produção as partidas de 2018. A ideia é diminuir o número de partidas no ano e aumentar a produção de doses em cada uma delas, para podermos atender a demanda nacional”, explica o médico veterinário.

O IB também busca recursos junto a órgãos estaduais, federais, agências de fomento e iniciativa privada para ampliação de seu Laboratório de Produção de Imunobiológicos. “Esperamos conseguir esse recurso e triplicar nossa capacidade de produção. A ideia é conseguir produzir as 12 milhões de doses demandadas pelo mercado brasileiro”, afirma Jordão.

O Laboratório de Produção de Imunobiológicos do IB possui licença de funcionamento expedida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é certificado pela norma ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos produzidos pelo instituto de pesquisa paulista.

“Os imunobiológicos são imprescindíveis para a pecuária nacional. Os trabalhos do IB na área são estratégicos e impactam a economia brasileira. Trabalhar para aumentar a capacidade de produção desse insumo é uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Fonte: IB

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik