Macaco foi achado morto em estrada de Santa Isabel; há suspeita de febre amarela

Animal foi recolhido pelo setor de zoonoses de Santa Isabel, diz moradora. Veterinário do CCZ de Mogi alerta que o mapa dos casos mostra que a febre amarela está a caminho de Santa Isabel, Arujá e Mogi

Um macaco foi encontrado morto em uma estrada em Santa Isabel no domingo (5) e há suspeita de febre amarela. Segundo os moradores, o animal foi recolhido pela zoonoses do município. Com a morte de macacos no Estado de São Paulo por febre amarela, este tipo de situação serve de alerta.

O secretário de Santa Isabel, Cleber Vinícius Kerchner, informou que a necrópsia do macaco foi feita na manhã desta segunda-feira (6). “Uma veterinária do setor de Zoonoses retirou as vísceras do animal e elas serão encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O resultado do exame que apontará a causa da morte do animal deve sair em até 15 dias”, explicou Kerchner.

O secretário alertou que a preocupação inicial é com a febre amarela, mas que por enquanto não se pode afirmar nada sobre a doença. “Temos que lembrar que o macaco não transmite o vírus. A transmissão é pelo mosquito e precisamos continuar o trabalho de prevenção para evitar a proliferação dele.”

Kerchner destacou que o morador que encontrar um macaco morto deve acionar imediatamente a Zoonoses e não deve se aproximar ou mexer no animal. Em casos como esse, os moradores podem ligar para 4656-4444.

Vera Lúcia de Lima Silva mora há dez anos na Estrada Municipal Deputado Estadual Francisco Franco, bairro da Cachoeira em Santa Isabel. Ela contou que por volta das 17h, foi avisada sobre o animal por um segurança de uma empresa particular que fazia ronda no trecho. “Macaco pela estrada é comum, mas morto foi o primeiro. Preocupou muito, por isso logo em seguida chamamos a zoonoses para cuidar da população.”

Vera informou que a zoonoses recolheu o animal na noite de domingo.

Ação em Mogi

Como o animal foi achado perto do limite como Mogi das Cruzes, o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi vai fazer uma ação nos bairros que ficam perto do município vizinho. Para Jefferson Renan de Araújo Leite, veterinário do CCZ de Mogi, a morte serve de alerta. “Isso chama atenção para o risco de febre amarela na região. E o mapa dos casos mostra que ela está a caminho de Santa Isabel, Arujá e Mogi. Já esperamos isso. Por isso é muito importante o aviso desses casos de animais mortos e os exames.”

O setor de zoonoses de Mogi das Cruzes faz na manhã desta segunda-feira (6), uma ação de orientação aos moradores da cidade que moram no limite com Santa Isabel.

Os moradores de Mogi vão receber panfletos que informam sobre a importância de acionar a zoonoses em um caso como esse. “Ao achar um animal morto ou doente é preciso fazer esse aviso o mais rápido possível. Isso ajuda a identificar se existe realmente a presença do vírus da febre amarela na região. No caso de animal morto quanto mais passa o tempo mais difícil é o diagnóstico. Por isso, é importante que as pessoas avisem o mais rápido possível para tomar as medidas preventivas”, explicou o veterinário.

Texto: Portal G1.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik