Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente orienta órgãos para o caso de surgimento de macacos mortos em parque

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente encaminhou ofício ao Parque Ecológico da Cidade da Criança, bem como a outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental, com orientações sobre como proceder no caso de localização de macacos mortos. O alerta, conforme o G1 apurou nesta sexta-feira (10), ocorre devido aos casos suspeitos e confirmados de febre amarela no Estado de São Paulo, que já ocasionaram o fechamento de 16 parques ecológicos.

Atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde, a VEM encaminhou o ofício, em que orienta sobre como proceder caso encontrem macacos mortos: comunicar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para que sejam feitos o recolhimento e a autópsia do animal, entre outras medidas previstas em protocolo.

A mesma orientação é válida para qualquer cidadão que se deparar com macacos mortos.
Paralelamente, a VEM também checou a carteira de vacinação de funcionários da Cidade da Criança, que estão em contato direto com macacos, para verificar se todos já foram imunizados contra a febre amarela.

“A vigilância esclarece que a vacina para febre amarela é aplicada gratuitamente nas unidades básicas de saúde, sendo necessário tomar apenas uma dose durante toda a vida. Desde 1985, não há registro de casos de febre amarela em Presidente Prudente”, informou ao G1.

Comportamento

A Cidade da Criança possui uma extensa área de Mata Atlântica preservada, que abriga macacos-prego nativos da região. Não há um número exato de animais que vivem no espaço, entretanto, o zoológico do Parque Ecológico mantém um apenas um bugio, chamado Remi, que recebe cuidados veterinários para evitar qualquer tipo de doença.
Recentemente, segundo declarou a Cidade da Criança ao G1, dirigentes da Vigilância Epidemiologia e da Sucen estiveram no parque, onde em reunião com a administração solicitaram que, caso algum macaco seja encontrado morto, sem sinais de atropelamento ou ferimentos graves, o animal deve ser encaminhado para análises para serem tomadas as devidas ações caso algum risco à população seja identificado.

Segundo declaração ao G1, foi afirmado que funcionários da Cidade da Criança observam se há alguma alteração no comportamento dos animais de natureza livre, como os macacos-prego, além de realizarem ações de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da febre amarela.

Parques fechados

Na sexta-feira (10), foi anunciado pelo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, o fechamento do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da capital paulista. A situação será temporária e foi efetivada nesta manhã após amostras confirmarem um macaco morto no parque com febre amarela. Segundo Uip, “o macaco morto era oriundo de Cajamar”.

Com o fechamento do Parque Ecológico do Tietê, o Estado soma 16 parque fechados devido à prevenção da doença.

Texto: Portal G1.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40