Fábio Manhoso fala sobre suas paixões: Homeopatia Veterinária e a docência

Conselheiro efetivo comemora 25 anos como docente na Unimar e discorre sobre sua atuação no CRMV-SP frente à Comissão de Homeopatia Veterinária

Desde cedo, Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, mostrava interesse e aptidão para a Medicina Veterinária. Foi por meio do trabalho familiar desenvolvido em uma propriedade rural durante sua infância em Tupã, no interior paulista, que Manhoso desenvolveu o interesse pelos seres vivos e o amor aos animais.

Graduado há 25 anos junto à primeira turma da Universidade de Marília (Unimar), pioneira no ensino particular de Medicina Veterinária no Estado de São Paulo, tornou-se docente da instituição meses após sua formatura. Pouco tempo depois, Manhoso foi convidado para administrar o Hospital Veterinário da Unimar, e em 2010, assumiu a coordenação da graduação. “Formar médicos-veterinários é uma responsabilidade muito grande, pois estamos lidando com sonhos. Sinto-me honrado por fazer parte deste momento na vida dos estudantes, principalmente por ser na instituição que me formou”, disse.

Manhoso especializou-se em Homeopatia Veterinária, área não convencional para a época. Hoje, a especialidade apresenta uma conexão muito forte com a Medicina Veterinária, seja na saúde animal, representada pela clínica de pequenos, ou na produção de alimentos. “Ao consumirmos alimentos de origem animal tratados com produtos homeopáticos, estamos frente a um produto mais saudável, sem qualquer resíduo, como os alimentos orgânicos. Além da saúde, estes recursos enriquecem a balança comercial”, explica.

A homeopatia abriu muitas portas para o médico-veterinário. “Desenvolvi diversos trabalhos científicos e participei de congressos nacionais e internacionais. Mais recentemente, tive a honra de ser convidado para presidir a Comissão de Homeopatia Veterinária do CRMV-SP, a primeira entre todos os regionais do País a tratar do assunto, tendo ao meu lado nomes importantes da área como membros”, contou.
Mestre e doutor em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Manhoso conta que as dificuldades enfrentadas em sua trajetória profissional são inerentes a quem busca se superar e transpor limitações. “Sempre tive o ímpeto de lutar pelo melhor, mas, em alguns momentos, não pude atingir o almejado. Isso ocorre com muitas pessoas, contudo, o que faz a diferença na vida é persistir no foco central e não desistir, mesmo que o caminho seja doloroso. Tudo o que vem fácil, perde-se com o tempo”, ensina.

Além das atribuições na Unimar e na Comissão de Homeopatia, Manhoso também divide seu tempo com outras importantes funções no Conselho: a de conselheiro efetivo e membro da Comissão de Tomada de Contas, que tem como objetivo fiscalizar a contabilidade da Entidade. “O CRMV-SP é uma grande escola. Tenho a oportunidade de aprender e atuar ao lado de ilustres colegas, sempre com foco em oferecer uma melhor Medicina Veterinária e Zootecnia”.

Dedicado e apaixonado por suas escolhas, Manhoso é incansável e está sempre em busca de aprimoramento profissional e novos desafios. A atualização é constante, principalmente pelas funções exercidas na Universidade e no Conselho. Para ele, a Medicina Veterinária representa um estilo de vida, que se mistura em seu quotidiano. “Sei que como médico-veterinário posso contribuir para o desenvolvimento da minha cidade e do meu País. Aos novos estudantes, cabe dar continuidade a toda essa construção. Este é o ensinamento que passo aos meus alunos”, finaliza.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE