Mãe da criança, de Dracena, notou primeiros sintomas quando estava na casa de parentes, em Panorama
Uma criança de 10 meses, de Dracena, morreu nesta segunda-feira (4) no Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente, vítima de leishmaniose visceral, após 13 dias de internação.
Em nota, o HR informou que “a paciente deu entrada no Pronto-socorro da unidade no dia 22 de novembro, com diagnóstico de leishmaniose visceral, onde permaneceu sob os cuidados intensivos da equipe médica e de enfermagem até a data de hoje [4], quando seu estado de saúde agravou, evoluindo a óbito”.
A mãe de Karoline Kailaine Melo Zolin Mattos é moradora de Dracena, mas estava na casa da avó da criança, em Panorama, quando notou os primeiros sintomas na filha. A suspeita de quadro de leishmaniose foi levantada no hospital de Panorama e a garota foi transferida para o HR.
O corpo da menina foi sepultado na tarde desta segunda-feira (4), no Cemitério Municipal, em Dracena.
A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, informou que não foi notificada sobre o caso de leishmaniose da criança que morreu na manhã desta segunda-feira (4).
Ainda segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em Presidente Prudente, que informou que consta Panorama como município residente da paciente.
A Prefeitura lamentou o ocorrido e expressou suas condolências e solidariedade à família.
Já o secretário de Saúde de Panorama, Ademilson Correia, informou que a criança deu entrada no Pronto-atendimento da cidade no dia 21 de novembro com o quadro de icterícia. Ela chegou sem febre e foram feitos exames de rotina. Constatada a gravidade, segundo Correia, foi feita a transferência para o Hospital Regional, em Presidente Prudente, logo em seguida.
Texto: Portal G1.