Chuvas aumentam riscos de zoonoses

Alagamentos e enchentes podem ocasionar surtos de doenças como a leptospirose
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Apex Conteúdo Estratégico
Foto: Pixabay

As fortes chuvas neste início de fevereiro, provocadas pelo calor e pela alta umidade na atmosfera, têm deixado várias cidades de São Paulo em estado de alerta para alagamentos. As inundações causam muitos transtornos, além de aumentarem o risco de zoonoses – doenças ou infecções transmissíveis entre animais e seres humanos.

De acordo com o médico-veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, membro da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o excesso de chuvas pode provocar um aumento no número de casos de leptospirose.

“Isto ocorre principalmente porque a água invade as tocas e galerias que servem de moradia para as ratazanas, espalhando a bactéria causadora dessa doença. Portanto, todas as ações que evitem acúmulo de materiais em bocas de lobo, beira de córregos ou no leito d’água ajudam a minimizar a ocorrência da doença”, afirma Ramos.

A médica-veterinária Ana Claudia Furlan Mori, que integra a Comissão Técnica de Saúde Ambiental do CRMV-SP, explica que moradores de regiões próximas a áreas de alagamento devem ficar atentos e tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação da água, do solo e até mesmo dos alimentos com a urina de roedores portadores da Leptospira.

É importante ressaltar que esta é uma doença que não se restringe ao período chuvoso, por isso os cuidados devem ser tomados durante todo o ano

afirma Ana Claudia Furlan Mori

Proteção

Ramos também recomenda evitar andar por áreas alagadas. “Se for necessário entrar em contato com a água, o ideal é utilizar vestimentas e calçados adequados, como botas de borracha, evitando, assim, as chances de contaminação”, orienta.

Além da proteção individual, é indicado descartar todos os alimentos que estavam abertos ou que tiveram contato com a água contaminada e higienizar os utensílios de cozinha com água sanitária.

Outras zoonoses frequentes

O médico-veterinário reforça que, além da leptospirose, o acúmulo de água favorece a transmissão de outras doenças como dengue, zika e chikungunya. “Essas zoonoses têm grande impacto na saúde pública e cada um deve fazer a sua parte para evitar sua proliferação”, observa.

Segundo Ana Claudia, “o controle das zoonoses está diretamente relacionado com o nível de exposição da população, às condições de manejo ambiental, à espécie animal envolvida, às ações da vigilância epidemiológica e à vacinação nos casos de doenças imunopreveníveis.”

Cuidados com animais domésticos Cada espécie de animal doméstico tem a sua particularidade no que se refere à susceptibilidade e transmissão de doenças. “Entre os pets, os cães são os que nos trazem maior preocupação, pois também são susceptíveis à leptospirose”, explica Luiz Henrique Ramos.

Pets: chuva também traz riscos à saúde
Durante o período de chuvas, aumentam os riscos de zoonoses - doenças ou infecções transmissíveis entre animais e seres humanos. As orientações dos médicos-veterinários para evitar complicações na saúde dos pets são:

●	Vacinar os cães anualmente contra a leptospirose.
●	Vacinar cães e gatos contra a raiva, uma zoonose fatal em que a melhor prevenção é a vacinação anual.
●	Cuidar para o armazenamento de alimentos seja feito de forma correta. Rações de cães e gatos são muito atrativas para ratos e ratazanas, portanto é importante guardá-las em locais seguros e protegidos.
●	Trocar a água dos animais domésticos várias vezes ao dia.
●	Manter as vasilhas sempre higienizadas.
●	Levar regularmente o animal de companhia ao médico-veterinário para uma consulta, oportunidade em que pode ser identificada qualquer situação que comprometa a saúde do pet e realizadas as devidas ações preventivas e protetivas à saúde do animal e do seu tutor.

Fonte: CRMV-SP

Capa do Manual de dispensação aparece em um tablet que está sendo segurado por uma mão.
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Sobrevoo mostra como a água barrenta tomou as ruas da cidade em meio a casas e prédios.
cattle-930824_1280