É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte, na data de hoje (22/06), do médico-veterinário Vicente Borelli, que integrou a Comissão de Ética da autarquia, de 1979 a 1980. O profissional tinha 83 anos e faleceu em decorrência de um infarto.
Médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1961, Vicente Borelli também era mestre e doutor em Medicina Veterinária pela mesma instituição, além de livre docente pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Jaboticabal) e pela USP.
O profissional foi membro de Comissões de Especialistas do Conselho Federal de Educação, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), participando da criação de 11 universidades no País, sendo três em São Paulo, três no Rio Grande do Sul, duas no Paraná, e uma no Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, e na Bahia; e contribuindo em sete delas para a implantação de curso de Medicina Veterinária.
Colaborou, também, como professor e consultor para a instalação dos cursos de Medicina Veterinária na Unesp, campus Jaboticabal e em outras 20 instituições de ensino superior, sendo: 17 no estado de São Paulo; duas no Paraná e em Goiás; Rio de Janeiro; Sergipe e Mato Grosso do Sul. Tendo ao longo da vida sido homenageado por faculdades e universidades que atribuíram seu nome a edifícios, hospitais veterinários e laboratórios.
Borelli foi professor titular e coordenador geral dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Paulista (Unip), de 1981 a 2009, e pesquisador nas áreas relacionadas aos sistemas cardiovascular, digestório e urogenital, tendo recebido Bolsa Produtividade – CNPq, Nível 1A.
Ocupava a cadeira 29 da Academia Paulista de Medicina Veterinária, e era professor senior da FMVZ-USP, exercendo função no Programa de Pós-Graduação de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, mestrado e doutorado, desde 2012. Atuou, ainda, como secretário da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (1966-1967), diretor da FMVZ-USP (1981-1984) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Buiatria (1980 a 1996).
Em nome da Medicina Veterinária Paulista, o CRMV-SP lamenta a perda desse grande profissional e manifesta as mais sinceras condolências aos familiares do médico-veterinário Vicente Borelli, exaltando o importante legado deixado para toda a classe.