Comissão de Resgate Técnico é homenageada pela ação no Parque Estadual do Juquery

Integrantes receberam voto de congratulações durante Sessão Plenária do CRMV-SP
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Os médicos-veterinários que integram a Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres receberam voto de congratulações emitido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Os profissionais foram homenageados durante Sessão Plenária Ordinária, realizada hoje (23/09), pelas ações diante do incêndio que atingiu o Parque Estadual do Juquery.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, destacou a inestimável colaboração da Comissão na implantação de um sistema de comando de incidente para o resgate e atendimento aos animais vítimas do incêndio ocorrido em agosto.

“A doação dos profissionais para a orientação das equipes do parque e de voluntários transmite uma mensagem de confiança em relação à forma como o médico-veterinário pode atuar, de maneira integrada, em prol da Saúde e do Bem-estar Únicos. É uma Comissão nova que está fazendo um belo trabalho. É uma honra tê-los na equipe do CRMV-SP”, afirmou Mossero.

Segundo o presidente da Comissão, Leonardo Maggio de Castro, a Medicina Veterinária de Desastres ainda é “embrionária” mundialmente, por isso a importância de o maior regional do País passar a orientar e a regulamentar a atuação dos profissionais nesta área.

“Agradecemos a criação do grupo e a confiança. Esta ação teve um saldo extremamente positivo e daremos continuidade ao trabalho, mobilizando outras entidades do Estado para que possamos juntos capacitar os profissionais e responder de forma mais ordenada a situações como a do Parque do Juquery”, ressaltou.

Cidadania e mobilização

Os integrantes da Comissão receberam um certificado com o voto de congratulações e uma placa de homenagem. Durante o evento, conselheiros e membros da diretoria também destacaram a relevância do trabalho desenvolvido. “Muito orgulho dos colegas pelo envolvimento, pela preocupação e cuidado, assim como pelo comprometimento”, afirmou a tesoureira do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.

O vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso, parabenizou os profissionais e enfatizou que as ações, com o cuidado para com os animais, o meio ambiente e os voluntários, refletem o papel dos médicos-veterinários na Saúde Única. “Antes de tudo este foi um trabalho que promoveu a cidadania por meio da Medicina Veterinária.”

Para o secretário-geral do Regional, Fernando Gomes Buchala, as atividades realizadas pela Comissão, representando o Conselho, e a mobilização de outras instituições públicas podem ser o início da proposição no País de uma Defesa Civil Veterinária, serviço oficial já existe em outros países.

Comissão

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/2021, de abril deste ano. O grupo foi instituído com o objetivo de ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência.

Fazem parte da Comissão os médicos-veterinários Leonardo Maggio de Castro, Claudia Carvalho do Nascimento, Claudio Zago Junior, Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim, José Sergio de Arruda Gonçalves e Renan Borges Inácio.

Assista ao vídeo da entrega das homenagens

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Sobrevoo mostra como a água barrenta tomou as ruas da cidade em meio a casas e prédios.