O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lamenta o incêndio ocorrido na quarta-feira (31/08) no prédio central do Instituto de Biociências (IB) do campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade, assim que foi identificado o incêndio, funcionários trabalharam rapidamente para evacuar o prédio, sem que houvesse vítimas. As causas estão sendo investigadas e as aulas nas duas unidades universitárias do campus, o Instituto de Biociências e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas, foram suspensas por questões de segurança.
O local abrigava salas de aulas, sala de professores, laboratórios e coleções de animais. Os prejuízos materiais estão sendo dimensionados.
O IB é referência na realização de pesquisas na área de genética e melhoramento de espécies florestais. Desenvolve projetos de alto interesse científico, como métodos de indução de mutantes, melhoramento de fibras, óleos essenciais e outros produtos de interesse industrial, e estabelecimento de áreas para produção de sementes.
O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, exalta a importância do Instituto na formação de médicos-veterinários e zootecnistas. “Essa é uma perda inestimável para a educação das nossas profissões, pois trata-se de um espaço que abrigava importantes insumos para a pesquisa, o ensino de graduação, pós-graduação e extensão da universidade”, disse.
O CRMV-SP espera que o IB se recupere o mais rapidamente possível dos prejuízos causados pelo incêndio.