A reinauguração oficial da sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) ocorreu nesta última quinta-feira (28/09). A solenidade contou com presidentes, diretores e conselheiros das últimas gestões do Regional, presidentes e representantes do Sistema CFMV/CRMVs e de entidades de classe da Medicina Veterinária e da Zootecnia, acadêmicos, presidentes de comissões técnicas e autoridades municipais, estaduais e federais.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e ex-presidente do Regional, Francisco Cavalcanti de Almeida, responsável pela compra do edifício-sede; da vice-presidente do CFMV e presidente eleita para o próximo mandato, Ana Elisa Almeida; do presidente da gestão anterior do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga; além dos membros da diretoria executiva atual: o presidente, Odemilson Donizete Mossero, o vice-presidente, Fábio Manhoso, o secretário-geral, Fernando Buchala, e a tesoureira, Rosemary Viola Bosch; e do Plenário.
Estavam presentes o deputado federal, Arnaldo Jardim, o superintendente federal de Agricultura e Pecuária (SFA/Mapa) de São Paulo, Guilherme Campos, o vereador Rodrigo Goulart, colaboradores da autarquia, membros de entidades de classe da Medicina Veterinária e da Zootecnia, assim como representantes de instituições parceiras do Regional.
O presidente do CFMV destacou o trabalho de todos que contribuíram desde a compra até a reinauguração do edifício. “Não foi fácil e muitos participaram conosco”, afirmou. “Esse dia ficará para a minha história pessoal e para a história dos médicos-veterinários e zootecnistas paulistas. Estamos inaugurando uma sede moderna, funcional e que todos participamos dessa construção juntos”.
O ex-presidente do Regional, Mário Eduardo Pulga, disse estar muito emocionado por estar pela primeira vez no prédio pós-reforma, vendo o resultado desse trabalho conjunto. “Esta é a realização de um sonho, após muito sacrifício e muita luta. Agradeço a todos que estiveram conosco nessa trajetória. Precisávamos de uma sede à altura da catedral da ética da Medicina Veterinária e da Zootecnia de São Paulo”, declarou.
O atual presidente do CRMV-SP agradeceu a presença, na reinauguração da sede, das autoridades, dos médicos-veterinários e zootecnistas, dos integrantes dos Regionais de todo o País e dos membros da diretoria do Regional de São Paulo, bem como de ex-integrantes da diretoria e do plenário, e de representantes das entidades de classe ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia.
Odemilson Donizete Mossero destacou o trabalho para a compra e reforma da sede pelos gestores anteriores, assim como por todos os colaboradores. “Estamos muito felizes. É uma honra finalizar esse trabalho iniciado pelos meus antecessores e mestres. Unidos em um clima muito bom, entregamos esse edifício totalmente reformado como nossas profissões merecem e de acordo com a grandeza da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, disse.
Cerimônia

Com a palavra aberta durante a cerimônia de reinauguração, o deputado federal Arnaldo Jardim parabenizou a conquista do CRMV-SP, ressaltou o clima de alegria da celebração e destacou a presença feminina na Medicina Veterinária e na Zootecnia, com a representação da presidente eleita do CFMV e da tesoureira do CRMV-SP. “Esse dia fica na história da Medicina Veterinária e da Zootecnia”. Ele destacou a importância das profissões em diversos setores, como o agronegócio e o bem-estar dos pets.
O médico-veterinário Rodrigo Goulart, vereador da cidade de São Paulo, entregou ao presidente do CRMV-SP uma homenagem da Câmara Municipal – voto de júbilo – para celebrar a reinauguração. O profissional, que compõe a Comissão Técnica de Políticas Públicas do Regional, comentou sobre a relevância para classe da inauguração de uma sede como esta. “É um marco”, comentou.
“Cumprimento a todos os profissionais da área, que têm neste espaço a digna representação”, disse o superintendente federal de Agricultura e Pecuária (SFA/Mapa) de São Paulo, Guilherme Campos, relatando a alegria de estar presente ao momento. “A Medicina Veterinária e a Zootecnia têm um fundamental papel para a atividade do agronegócio no Brasil”.
Autoridades
Na ocasião, marcaram presença, ainda, o subsecretário do Meio Ambiente e Infraestrutura e Logística, Jônatas Souza da Trindade, representando o governador Tarcísio de Freitas; a capitã PM Lidiara, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil; João Carlos Pimentel, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Júlio Junqueira de Queiroz; Luis Arthur Caldeira, representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; Mario Augusto, representando o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco; e a a diretora do Departamento de Bem-estar Animal de Guarulhos, Juliana Kopczynski, também integrante da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP.
Destaque, ainda, para o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), José Antônio Visintin; da presidente da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), Arani Nanci Bonfim Mariana; da presidente da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), Maria Cristina Reiter Timponi; e do conselheiro da Anclivepa-SP, Luciano Henrique Giovaninni.