CRMV-SP divulga o Relatório de Gestão de 2023

Documento apresenta aos órgãos de controle e à sociedade a prestação de contas anual
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Já está disponível para consulta o Relatório de Gestão de 2023 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Elaborado de forma a apresentar as atividades realizadas durante o período, o documento é uma prestação de contas aos órgãos de controle e à sociedade, e foi publicado no portal da transparência do Regional.

Elaborado com base na Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) no 84/2020, que prevê o modelo de relato integrado, o relatório apresenta dados relativos às cadeias de valor do CRMV-SP, ou seja, todos os processos que são realizados pela instituição e que geram valor para os profissionais e para o cidadão. Entre as ações apresentadas estão o aprimoramento da fiscalização, por meio da contratação de colaboradores via concurso público e a implantação da modalidade remota, bem como a realização de eventos técnicos e a publicação de guias e manuais.

“Um dos destaques do relatório deste ano é a visualização e diagramação mais clean, além da utilização ao máximo de hiperlinks, para quem quiser obter mais informações e detalhes sobre o assunto abordado, facilitando e tornando mais agradável a leitura”, declara o coordenador financeiro do CRMV-SP, Emanoel Coelho, responsável pela elaboração do documento, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e os demais setores.

Entre os destaques de 2023 estão a reinauguração da sede do CRMV-SP, com a realização da 3ª Câmara Nacional de Presidentes e do I Encontro de Secretários-Gerais e Vice-Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, a aquisição de novas salas comerciais para a instalação da unidade regional de Campinas, e realização do projeto CRMV-SP Escuta em 12 cidades, o que promoveu a oportunidade de ouvir e atender a demandas e dúvidas de mais de 530 profissionais em todo o estado.

A plataforma de serviços do Conselho (SIG CRMV-SP) também teve incrementos, sendo agora possível a negociação de débitos e a emissão de boletos e documentos; o acompanhamento de processos pelos profissionais; o requerimento de primeira inscrição 100% on-line; e a renovação digital de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Relações institucionais e valorização

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, ressalta, ainda, a realização de ações conjuntas realizadas para identificar e coibir o exercício ilegal da profissão, a ausência de responsáveis técnicos, maus-tratos a animais e situações de risco à saúde pública, por meio de parcerias celebradas durante o ano.

“Passamos a integrar a operação ‘SP sem Fogo’ do Governo do Estado, que visa prevenir e combater incêndios florestais. Com isso já participamos do primeiro simulado da Defesa Civil estadual a incluir o atendimento a animais. Em 2023, assinamos também um termo de cooperação técnica com o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, da região de Sorocaba, para combater maus-tratos a animais e exercício ilegal da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Essas uniões foram importantes passos para o aumento do reconhecimento social da Medicina Veterinária e da Zootecnia e inserção cada vez maior das profissões nos campos político e social”, declara.

10 destaques do Relatório de Gestão 2023

1) Mensagem do Presidente: resumo dos fatos mais importantes ocorridos em 2023;

2) Ambiente Externo: informações sobre parcerias, eventos, ações para a aproximação dos profissionais e a melhoria na qualidade do ensino, entre outros;

3) Layout interativo: facilita e torna a visualização mais agradável;

4) Utilização de hiperlinks: para ter mais informações dos temas abordados, é possível clicar em botões de acesso a pdfs, vídeos, matérias, demonstrativos contábeis, entre outros;

5) Plano de Gestão de Riscos: aspectos principais do plano, cujo conteúdo completo pode ser acessado por hiperlink;

6) Informações sobre as 5 cadeias de valor: dados e iniciativas que se relacionam com as atividades fins do CRMV-SP, ou seja, registro, fiscalização, julgamentos éticos, orientação e normatização;

7) Percentual de gastos com pessoal: destaque para informações, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal; por ser uma autarquia federal, o CRMV-SP tem limite máximo de 50% da receita líquida para gastos com salários e encargos, e foram gastos somente cerca de 30%;

8) Medidas de Governança adotadas: a criação da Diretoria Técnica e da Diretoria Jurídica e Administrativa no período revelou-se uma excelente iniciativa na busca do aprimoramento e gerenciamento do desempenho de coordenadorias e setores;

9) Estrutura de Controle Interno: a Controladoria do CRMV-SP analisou o relatório com base na ferramenta “Autoavaliação de Relatório de Gestão” disponibilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU); o relatório obteve 86% de aderência na avaliação de princípios e 89% na avaliação de conteúdo;

10) Informações contábeis e financeiras: demonstram que o CRMV-SP está saudável financeiramente, com ótima gestão dos recursos financeiros por parte dos gestores.

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.