Prêmio “João Barisson Villares”

Instituído pela Resolução CRMV-SP no 1.922, de 12 de agosto de 2010, o prêmio que homenageia os profissionais da área de Produção Animal tem como patrono o médico-veterinário João Barisson Villares, docente titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Botucatu, e responsável por introduzir as primeiras provas de ganho de peso no Estado de São Paulo.

Em seus primeiros trabalhos, Villares já enxergava o Brasil como o maior produtor de alimentos de origem animal do mundo, tanto por suas dimensões geográficas, como pelas condições de solo e clima. No campo da bioclimatologia, levou ao conhecimento dos criadores, técnicos, profissionais e de todos os que habilitam a área da produção animal o conceito do conforto e resposta às condições do meio, tornando, desta forma, o processo de exploração uma verdadeira indústria de produtos de origem animal. É também um dos patronos imortais da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

Podem concorrer ao prêmio, médicos-veterinários e zootecnistas inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.

Confira os agraciados com o prêmio:

2016 – Fuad Naufel (in memoriam), médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Ocupou cargos de chefia no Serviço de Controle Leiteiro da Associação Paulista de Criadores de Bovinos e no Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Desenvolveu intensos processos de seleção genética com o objetivo de melhorar a produtividade do setor leiteiro. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo.

2021 – José Orlando Prucoli, médico-veterinário graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre e doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). José Orlando Prucoli ingressou, em 1959, no Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura de São Paulo, ocupando diversas funções, como chefe da Seção de Ovinocultura; assessor técnico do Instituto de Zootecnia; coordenador de pesquisa agropecuária, responsável pela implantação da Estação Experimental de Criação de Ovinos em Itapetininga e pela inauguração do Recinto de Exposições da Água Funda, na Capital. Ocupa a 8ª cadeira da Academia Paulista de Medicina Veterinária.