Prêmio “Luiz Alberto Fries”

Instituído pela Resolução CRMV-SP no 1.922, de 12 de agosto de 2010 (HIPERLINK https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/resolucao_crmv-sp_1922_2010_Alterada_24.02.2021.pdf), o prêmio que homenageia os zootecnistas tem como patrono Luiz Alberto Fries, que trabalhou no desenvolvimento de softwares aplicados ao melhoramento genético e foi membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia, da American Society of Animal Science, da Biometric Society (RBras), da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA), e do Permanent International Committee for WCGALP.

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fries especializou-se em Swine Husbandry pela Vocational Training College Barneveld e se tornou mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu PhD foi em Animal Breeding pela Iowa State University of Science and Technology. Foi zootecnista da Gensys Consultores Associados S C Ltda, e consultor da Lagoa da Serra Inseminação Artificial Ltda.

Podem concorrer ao prêmio apenas zootecnistas inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.

Confira os agraciados com o prêmio:

2018 – Sandra Aidar de Queiroz, zootecnista mestre em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutora em Genética pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). É livre-docente em Melhoramento Genético Animal e professora aposentada do Departamento de Zootecnia da Unesp.

2019 – Nilva Kazue Sakomura, zootecnista mestre em Produção Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. É professora da Unesp. Desenvolveu vários projetos para empresas privadas nacionais e internacionais para avaliar o potencial dos produtos de alimentação animal.

2020 – Mateus José Rodrigues Paranhos Costa,zootecnista mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Comportamento Animal pela mesma instituição. Pós-doutor em Bem-estar Animal pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), é professor adjunto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp e foi apontado quatro vezes pela Revista Dinheiro Rural, como um dos 100 mais influentes do agronegócio brasileiro.

2021Mário de Beni Arrigoni, zootecnista mestre em Nutrição Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). É professor titular do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Unesp, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente com bovinos jovens, confinamento, qualidade de carne, valor nutritivo e superprecoce. Foi coordenador executivo/diretor do campus de Dracena (2005 a 2013) e assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Reitoria da Unesp (2013-2017). É vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (2021-2025) da Unesp, campus Botucatu. É bolsista de produtividade do CNPQ desde 1999, atualmente nível 1D, e coordenador da Empresa Junior Nutrir desde 2007.

2022 – Luiz Marques da Silva Ayroza,zootecnista pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e doutor em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Jaboticabal). Atua como pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta/SAA-SP). Foi diretor do Instituto de Pesca e do Instituto de Zootecnia. É presidente da Comissão Técnica de Agronegócios do Gabinete da SAA-SP e consultor na Associação Brasileira de Piscicultura Peixe BR. Foi conselheiro suplente do CRMV-SP na gestão 2018-2021. Atua como consultor técnico na elaboração de projetos de criação e de regularização e licenciamento ambiental de aquicultura. Atualmente faz parte da Comissão Técnica de Aquicultura do CRMV-SP.

2023Ricardo Andrade Reis, zootecnista mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Livre-docente em Forragicultura e Pastagens pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). É pesquisador e professor titular do Departamento de Zootecnia da FCAV/Unesp, campus Jaboticabal, e atuante nos temas relacionados a pastagens e forragens, bem como produção animal.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40