Prêmio “Sebastião Timo Iaria”

Instituído pela Resolução CRMV-SP no 1.922, de 12 de agosto de 2010, o prêmio que homenageia os profissionais da área da Saúde Pública Veterinária tem como patrono o médico-veterinário Sebastião Timo Iaria, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, do qual foi chefe entre 1993 e 1996.

Formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e especializado em Microbiologia de Alimentos, Iaria é também um dos patronos imortais da Academia Paulista de Medicina Veterinária.

Podem concorrer ao prêmio, apenas médicos-veterinários inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.

Confira os agraciados pelo prêmio:

2017 – Adriana Maria Lopes Vieira, médica-veterinária mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia Aplicada às Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), com especialização em Saúde Pública e Administração de Serviços de Saúde para o Setor Público. Atua na vigilância e controle da raiva no Instituto Pasteur e na vigilância sanitária de Guarulhos. É também presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

2020 – Hélio Langoni, médico-veterinário especializado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP) e doutor em Virologia pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha. Tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em zoonoses e Saúde Pública. É professor permanente externo no Programa de Ciência Animal da Universidade de Vila Velha (UVV), representante do Brasil na International Society for Animal Hygiene (ISAH) e editor-chefe da Revista Veterinária e Zootecnia. Foi presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL).