Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (14/08), os novos diretores e conselheiros receberam autoridades para cerimônia oficial de posse da gestão 2024-2027 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). O evento ocorreu na sede da autarquia, e contou com a presença da Diretoria Executiva do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e representantes dos conselhos regionais do Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, iniciou seu discurso agradecendo a presença dos colegas e reforçando a importância do momento para que todos pudessem se conhecer e estreitar laços, visando os objetivos de trabalho da gestão. “Estamos felizes em conhecer e receber a todos para esta posse. A nossa intenção é começar os trabalhos o quanto antes com entregas já a partir do mês que vem, que é o mês do médico-veterinário. Estamos confiantes em um início de gestão muito bom”, avaliou.
Liderando uma equipe com atuação ativa no mercado de trabalho, Daniela acredita que a sólida experiência do grupo contribuirá para uma maior compreensão das necessidades dos profissionais. “Estamos dispostos a aprender. Contamos com o apoio dos colegas e manteremos a comunicação aberta com aqueles que estejam interessados em contribuir com o crescimento das profissões e da sociedade”, disse.
Pela primeira vez em sua história, o CRMV-SP é presidido por uma mulher. Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV, destacou que o Regional São Paulo vive momento histórico com a nova liderança. “Essa posse tem um grande significado, pois é a primeira vez que uma mulher assume a presidência deste conselho, que é o maior do nosso Sistema. Desejamos muito sucesso a nova gestão e colocamos o Conselho Federal à disposição para que juntos possamos fazer um trabalho de valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia não só paulista, mas também brasileira”, pontou.
Compromissos
Eleitos com 62% dos votos válidos na eleição de abril, o grupo está comprometido em fortalecer ainda mais a parceria do Conselho com médicos-veterinários e zootecnistas. “Queremos oferecer ainda mais suporte, orientação e oportunidades de crescimento a estes profissionais que são tão importantes para a sociedade”, disse a vice-presidente Carolina Saraiva Filippos de Toledo.
A nova gestão buscará oferecer cada vez mais um atendimento humanizado e uma comunicação leve e assertiva. “Nós temos o compromisso de ampliar as ações para promoção de saúde mental e de acolhimento aos profissionais”, enfatizou a secretária-geral, Ana Helena Pagotto Stuginski.
À frente da tesouraria, Rodrigo Mainardi garante que uma das prioridades de trabalho será a retribuição. “Nossa gestão visa garantir que o valor e as contribuições de cada profissional sejam devidamente reconhecidos e recompensados”.
Solenidade
Durante a cerimônia foi dada a posse aos diretores e conselheiros eleitos para a gestão 2024-2027. Além da presidente, vice-presidente, secretária-geral e tesoureiro, fazem parte da gestão, os conselheiros efetivos Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro, Daniela Scantamburlo Denadai, Haroldo Alberti, Kátia de Oliveira, Martin Jacques Cavaliero e Tatiana Lembo; e os suplentes Alessandra Gonzales, Guilherme Cosentino Sposito, Mirian Rodrigues e Nicole Casara.
Ao descerrar sua placa na Galeria de Presidentes do CRMV-SP, a presidente do Regional afirmou: “É uma honra fazer parte desta história e contribuir para o fortalecimento da nossa profissão. Este momento simboliza um compromisso contínuo com os médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade.”
Autoridades presentes
Estiveram presentes na solenidade de posse o vice-presidente do CFMV, Romulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda; o secretário-geral do CFMV, José Maria dos Santos Filho; o tesoureiro do CFMV, Marcos Vinícius de Oliveira Neves; a presidente do CRMV-AL, Annelise Castanha Barreto Tenório Nunes; o membro da Comissão de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-DF, Vitor Vasconcelos Carnauba Lima, o presidente do CRMV-PR, Adolfo Yoshiaki Sasaki; a presidente do CRMV-PE, Maria Elisa de Almeida Araújo; o presidente do CRMV-RN, Nirley Formiga; o presidente do CRMV-RS, Mauro Antonio Correa Moreira; o secretário-geral do CRMV-MT, Valney de Souza Correa; o secretário-geral do CRMV-MG, José Carlos Pontello Neto; a tesoureira do CRMV-MA, Alana Lislea de Sousa
Marcaram presença também o presidente da Academia Paulista de Medicina Veterinária, João Palermo Neto; a presidente da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo, Maria Cristina Santos Reiter Timponi; o presidente do Sindicato dos Médicos-veterinários do Estado de São Paulo, Robson Leporo; a presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, Hilari Hidasi; o diretor técnico do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Luiz Monteiro; a delegada sindical de São Paulo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e chefe da Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRA), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Gisele Leite Camargo; e o secretário-geral da DDSP do Anffa Sindical, André Guaragna Marcondes.
Compareceram, ainda, a diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e Sanidade Animal do Instituto Biológico, Alessandra Figueiredo de Castro Nassar; o presidente do Instituto de Zootecnia, Enilson Geraldo Ribeiro; a representante da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Tamara Leite Cortez; o coordenador substituto da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Affonso dos Santos Marcos; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, José Antonio Visintin; o docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Araçatuba, Luiz Claudio Nogueira Mendes; o docente da Unesp Botucatu, Aparecido Antonio Camacho; e o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa), representando a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de São Paulo, Ezequiel Liuson.