CRMV-SP destaca benefícios da companhia de pets no Fórum da Longevidade

titulo da imagem aqui

pessoas andando em frente a fachada do eventopessoas andando em frente a fachada do evento

No último domingo (29/09), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participou da 6ª edição do Fórum da Longevidade e destacou a importância dos pets para a qualidade de vida na terceira idade.

foto com duas mulheres na frente da fachadafoto com duas mulheres na frente da fachada

Durante o evento, que contou com a presença da secretária-geral do CRMV-SP, Ana Helena Pagotto Stuginski, e da coordenadora técnica do Regional, Carla Maria Figueiredo de Carvalho, foi ressaltado como os animais de estimação podem contribuir para o bem-estar físico e emocional dos idosos.

foto de mulheres com cãesfoto de mulheres com cães

Para ilustrar essa conexão especial, o Regional contou com a participação dos voluntários e cães do Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais (Inataa), organização que promove terapia assistida por cães, visando benefícios terapêuticos a partir da relação homem-animal.

mulheres juntas de cãesmulheres juntas de cães

Assim que chegaram ao Distrito Anhembi, local do evento, os cães Candy, Zoff e Julie rapidamente se tornaram o centro das atenções, conquistando os corações de todos os visitantes.

mulher junto de cãomulher junto de cão

Com simpatia e doçura, recebiam sorrisos por onde passavam, ressaltando, na prática, o tema abordado pelo Regional sobre os benefícios que os pets podem proporcionar à saúde emocional, especialmente na terceira idade.

mulher com cão em eventomulher com cão em evento

A secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski parabenizou a iniciativa do Fórum dos Conselhos Atividade Fim Saúde (Fcafs) em convidar os regionais a participarem do evento e destacou a importância de esclarecer ao público os benefícios da convivência com animais.

mulher abraçada com dois cães em eventomulher abraçada com dois cães em evento

A coordenadora técnica médica-veterinária, Carla Maria Figueiredo, também participou da ação, oferecendo orientações aos visitantes e reforçando a importância do acompanhamento veterinário para garantir o bem-estar dos animais e da sociedade.

folhetos educativos entregues no eventofolhetos educativos entregues no evento

Foram entregues folhetos educativos e televisionado vídeo sobre o tema levado pelo CRMV-SP ao evento.

mulher beijando cão no eventomulher beijando cão no evento

Para o CRMV-SP foi gratificante observar a interação e o interesse das pessoas pelos cães terapeutas no evento e ouvir relatos positivos de idosos sobre o convívio com os animais.

mulheres idosas fazendo carinho em cãomulheres idosas fazendo carinho em cão

Pessoas de todas as idades que encontraram os cães terapeutas circulando durante o evento puderam interagir com os animais e saber um pouco mais sobre como funciona o trabalho do CRMV-SP e do Inataa.

mulher idosa abraçando cãomulher idosa abraçando cão

Acompanhados da médica-veterinária Cristina Elillo e de seus tutores, os cães terapeutas, treinados para a atender idosos, crianças e enfermos em hospitais e estabelecimentos de longa permanência, receberam carícias e até mesmo abraços dos visitantes, além de pousarem para fotos durante carca de uma hora e meia.

mulher deficiente ao lado de cãomulher deficiente ao lado de cão

Cada interação foi acompanhada também de orientações sobre como escolher o pet que melhor se adapta ao dia a dia dos idosos, assim como informações sobre a saúde e os cuidados necessários ao longo da vida do animal, sempre reforçando a guarda responsável.

homem brincando com cãohomem brincando com cão

Além da participação do CRMV-SP e do Inataa, o evento contou com ações da Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), além do canil da Guarda Civil.

titulo da imagem aqui