Rua Dr. Carlos Augusto Donini homenageia antigo conselheiro do CRMV-SP

Logradouro está situado na zona norte, região onde o médico-veterinário viveu e trabalhou ao longo dos seus 64 anos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: arquivo pessoal

Em 2022, a cidade de São Paulo ganhou uma nova rua, que antes não possuía nome e agora é denominada Rua Dr. Carlos Augusto Donini, conforme o Decreto nº 61.102. Este logradouro está situado na zona norte, região onde Donini viveu e trabalhou ao longo dos seus 64 anos.

A proposta de homenagear o professor, mestre e doutor Carlos Augusto Donini partiu do vereador e médico-veterinário Rodrigo Goulart, em reconhecimento à vasta contribuição de Donini para as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. “A ideia de prestar essa homenagem, dando o nome do Dr. Carlos Augusto Donini a um logradouro público, surgiu como forma de eternizar na memória paulistana um cidadão exemplar que muito contribuiu para as políticas públicas destinadas ao bem-estar dos animais”, disse Goulart.

Donini graduou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Veterinárias e Agrárias da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em 1978. Na mesma instituição, obteve doutorado em Medicina Veterinária Preventiva e, posteriormente, tornou-se mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Para Donini, a Saúde Pública foi uma missão. O presidente do CRMV-SP de 2015 a 2021, Mário Eduardo Pulga, destaca que o médico-veterinário sempre se preocupou com as questões de Saúde Pública. “Este era um tema de extrema relevância, especialmente quando lembramos da recente pandemia, que evidenciou a grande interação entre a Saúde Pública Humana e a Saúde Pública Veterinária”, disse Pulga.

O médico-veterinário Marco Antonio Natal Vigilato, coordenador da área de Zoonoses da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e amigo de Donini, reforça essa visão. “Ele foi um visionário ao demonstrar a importância da Medicina Veterinária em diversas esferas, especialmente no setor público, onde acreditava que o médico- veterinário poderia causar um impacto significativo na saúde coletiva.”

Ambos foram colegas de trabalho no Centro de Controle de Zoonoses da capital paulista e na mesma universidade. “Trabalhamos juntos como professores na Faculdade Metropolitana Unidas (FMU), no curso de Medicina Veterinária. Donini adorava discutir empreendedorismo com os alunos, incentivando-os a explorar as várias possibilidades de atuação na Medicina Veterinária. Ele compartilhava sua experiência com uma paixão contagiante. Trabalhar com ele foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha carreira”, lembra Vigilato.

Contribuição ao Regional

“Ele foi uma pessoa altamente criativa e engajada, sempre apresentando ideias valiosas.” Assim, a médica-veterinária Suely Stringari, ex-conselheira do CRMV-SP, recorda-se da personalidade de Donini, com quem teve um breve contato profissional durante o período em que ambos trabalharam na Vigilância Sanitária Municipal.

No Conselho Regional, Donini exerceu a função de conselheiro suplente, presidiu a Comissão Técnica de Políticas Públicas e foi membro da Comissão Permanente de Tomada de Contas. Mário Eduardo Pulga destaca que Donini foi um colega atuante durante a Gestão 2015-2018. “Sua ampla experiência na área de Saúde Pública foi uma contribuição valiosa para nossas iniciativas relacionadas ao tema”, destacou.

Saúde Pública

Embora tenha exercido a Medicina Veterinária clínica e cirúrgica em sua própria clínica, Donini dedicou a maior parte de sua carreira à área de Saúde Pública. Em 1980, iniciou seu trabalho na Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo, atuando inicialmente no setor de Alimentos.

Posteriormente, ingressou no Centro de Controle de Zoonoses Urbanas, onde desempenhou diversas funções gerenciais, incluindo a supervisão da Saúde Ambiental na regional Jaçanã/Tremembé, de 2006 a 2010. Além disso, foi supervisor técnico da Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana.

Faleceu em 12 de setembro de 2020, mas seu legado permanece vivo. Como afirmado por Rodrigo Goulart, “Donini foi um homem de boa vontade, uma virtude essencial para discernir as questões políticas. Seu trabalho na Medicina Veterinária paulista e paulistana é indiscutivelmente significativo e memorável.”

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro
Tablet_Fiscalizacao

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40