O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu, nesta quinta-feira (24), a participação do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa) na plenária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada na sede do Regional, em São Paulo.
O convite foi feito pelo CRMV-SP, que já realizou ações em parceria com o Inataa durante a 6ª edição do Fórum da Longevidade, em 2024, ocasião em que foi destacada a importância dos pets e da Medicina Veterinária para a qualidade de vida na terceira idade, em espaço obtido pelo Fórum dos Conselhos Atividade Fim Saúde (Fcafs-SP).
Com os rabos abanando e olhares atentos, Nala e Julie, duas simpáticas golden retrievers, conquistaram de imediato diretores e conselheiros. A participação do Inataa teve como objetivo apresentar ao plenário do CFMV as atividades realizadas pela instituição, que atua com intervenções terapêuticas mediadas por cães em hospitais, asilos, escolas e instituições sociais.
A médica-veterinária Cristiane Fraga, responsável pelo Projeto Bem-Estar do Instituto, ressaltou a importância de estabelecer esse diálogo com o Conselho. “É uma honra apresentar nosso trabalho ao CFMV. Somos uma equipe comprometida com o bem-estar dos animais e das pessoas, e contar com a aproximação do Conselho Federal fortalece e dá ainda mais legitimidade à atuação da terapia assistida por animais”, afirmou.
A presidente do Regional São Paulo, Daniela Chiebao, destacou a importância do momento, que abriu caminho para o diálogo com o terceiro setor. “É uma grande satisfação promover essa aproximação entre o Sistema CFMV/CRMVs e o Inataa. O trabalho do Instituto inspira e evidencia como a atuação do médico-veterinário vai além da clínica, contribuindo também para o bem-estar social. Momentos como este abrem espaço para parcerias construtivas e fortalecem nossa missão”, afirmou.
Na ocasião, também foi destacada a importância da atuação do médico-veterinário nesse tipo de atividade, uma vez que cabe a esse profissional assegurar que os animais estejam saudáveis, bem-cuidados e em condições adequadas para interagir com pessoas em situação de vulnerabilidade. “Além disso, é responsabilidade do médico-veterinário identificar sinais comportamentais que indiquem desconforto ou estresse, garantindo não apenas a saúde dos animais, mas também a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, ressaltou a secretária-geral do CRMV-SP, Ana Helena Pagotto Stuginski.
A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Inataa e defendeu a construção de uma relação mais próxima entre o Conselho e a organização. “O trabalho do Inataa é admirável, tem base técnica e sensível. Queremos estar próximos, apoiar, contribuir e garantir que as ações sigam seguras tanto para os animais quanto para as pessoas atendidas”, afirmou.
Ana Elisa também ressaltou a participação de médicos-veterinários nas atividades desenvolvidas pelo Inataa, reforçando o papel essencial desses profissionais no cuidado com os animais, no cumprimento das normas técnicas e na promoção da saúde e do bem-estar.
Sobre o Inataa
O Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa) é uma organização sem fins lucrativos com sede em São Paulo, pioneira no Brasil na promoção da Terapia Assistida por Animais (TAA). Atua desde 2008 com cães treinados, equipes multidisciplinares e projetos sociais voltados a idosos, crianças, pessoas com deficiência e outros públicos em situação de vulnerabilidade.
