Em celebração ao Dia do Médico-Veterinário, comemorado em 9 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), em parceria com as prefeituras de Presidente Prudente e Sorocaba, promoveu a iluminação em verde de prédios públicos nas duas cidades. A ação, além de reconhecer os profissionais, buscou sensibilizar a sociedade sobre a importância do equilíbrio entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
Em Presidente Prudente, receberam iluminação especial o Paço Municipal, o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Neto, e a Estação Quintino. O conselheiro do CRMV-SP e representante regional, Haroldo Alberti, destacou que a iniciativa nasceu de um diálogo com o vice-prefeito, José Osanam Albuquerque Júnior, e com o secretário municipal de Comunicação, Raphael Marquezi. “A ideia do Conselho foi prontamente acolhida pelas autoridades, visando homenagear os profissionais da região”, afirmou.
Já em Sorocaba, além da iluminação do Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura, médicos-veterinários da região foram recebidos em um encontro de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desempenhado. A iniciativa contou com a colaboração do vereador Fernando Dini. Para Renato Murta, representante regional do Conselho em Sorocaba, a ocasião foi também um momento de reflexão. “Não se tratou apenas de homenagear os profissionais, mas de destacar a amplitude, a complexidade e a relevância de sua atuação para o bem-estar animal, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da sociedade”, ressaltou.
A programação na cidade de Sorocaba contou, ainda, com um jantar de gala promovido pela Associação dos Médicos-Veterinários do Interior Paulista (Amvip), que reuniu profissionais para celebrar a data, fortalecer laços e promover confraternização.
Monumentos iluminados também na Capital
Além dos eventos promovidos durante a Semana do Médico-Veterinário 2025 e da iluminação no interior paulista, o CRMV-SP promoveu ações simbólicas de reconhecimento profissional também por meio da iluminação de pontos icônicos da Capital, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
A iniciativa, que começou em 2024, neste ano contou com o apoio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, e do vereador Murilo Lima, ambos médicos-veterinários.
De 9 a 12 de setembro, a cidade de São Paulo ganhou tons de verde em referência ao Dia do Médico-Veterinário. Foram iluminados a Câmara Municipal, a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá, e a Biblioteca Mário de Andrade.





