Instituído pela Resolução CRMV-SP nº 1.922, de 12 de agosto de 2010, o prêmio em homenagem aos profissionais da área do Ensino da Medicina Veterinária tem como patrono o médico-veterinário Walter Maurício Corrêa, falecido em 1984, que atuou como professor titular da disciplina de Enfermidades Infecciosas dos Animais.
Côrrea graduou-se médico-veterinário em 1953 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Foi membro do Conselho Nacional de Pesquisa como Veterinário do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em 1955.
Integrou, ainda, o Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e foi chefe do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Carlos, de 1961 a 1963.
Podem concorrer ao prêmio apenas médicos-veterinários inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.
Confira os agraciados com o prêmio:

2018 – Enrico Lippi Ortolani, médico-veterinário mestre em Patologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Parasitologia, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutor pelo Moredun Research Institute em Edimburgo-Escócia. É professor titular do Departamento de Clínica Médica-veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, da qual foi diretor. Com intensa atividade no estabelecimento de convênios com universidades do exterior, é membro da Conferência Global da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Educação Veterinária e foi consultor do programa Globo Rural, da TV Globo.

2022 – Fernando José Benesi (in memoriam), médico-veterinário mestre em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Veterinária de Hannover-Alemanha, na área de ginecologia e obstetrícia bovina, com ênfase em estudos de neonatologia. Durante sua trajetória, atuou como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Também foi professor convidado da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal da Bahia, professor colaborador da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Botucatu, e assessor científico da Universidade Estadual de Londrina. O prêmio foi entregue ao filho do homenageado, o também médico-veterinário Alexandre Benesi.