A arte de gerir pessoas

Colaboradores envolvidos, entusiasmados e comprometidos aumentam a produtividade e rentabilidade do negócio. Uma empresa que busca se diferenciar dos concorrentes e obter sucesso deve escolher pessoas certas para cada função e mantê-las informadas dos seus objetivos.

Se em épocas não muito distantes os colaboradores eram vistos como “máquinas”, atualmente, as exigências do mercado forçam as organizações a reverem tal prática e a olhar os colaboradores de forma mais humanizada. “Equipes treinadas para realizar os processos com primor tendem a reduzir o índice de reclamações. Pessoas felizes e atendimentos com excelência fidelizam clientes”, explica José Venâncio Júnior, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

No mundo corporativo atual, as maiores virtudes de um líder de pessoas são a influência e a motivação. “É ele quem mobiliza a equipe na busca por resultados, identifica necessidades e administra os conflitos internos”, ressalta o consultor.

Para conquistar uma equipe engajada, o trabalho do gestor deve começar na contratação. “É importante focar em pessoas que são motivadas por natureza. Durante o processo de seleção, podem ser identificados diversos aspectos comportamentais do candidato, como alegria, simpatia e carisma”, diz Valéria Pires Corrêa, membro da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP e diretora técnica e de recursos humanos da rede de petshops Petz, anteriormente conhecida como Pet Center Marginal.
Atualmente, Valéria é responsável por uma equipe de 75 médicos-veterinários contratados e 30 terceirizados, a conduta do colaborador é um requisito indispensável para o seu ingresso e permanência na empresa. Segundo ela, a técnica pode ser ensinada e aprimorada, o que não ocorre com a índole de uma pessoa. “Nossos veterinários devem ser encantadores, diferenciados e preocupados com a saúde dos pets. Além disso, buscamos pessoas que saibam o ‘valor’ de uma consulta e que tratem o animal como um membro da família”.

Reconhecer esforços é outra prática na Petz. A organização adota a política do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e premia os colaboradores que batem as metas. “Quando recebemos elogios por meio da ouvidoria ou de outros canais, repassamos de forma contínua, em grupos de emails ou WhatsApp”, conta Valéria, que atua na empresa há 12 anos. A estrutura organizacional também deve estar bastante clara na cabeça dos funcionários. “Cada um deve saber exatamente qual o seu papel, responsabilidades e do que faz parte”, reforça o consultor do Sebrae. Realizar encontros e palestras técnicas, comerciais e motivacionais também é um diferencial.

Por fim, e não menos importante, o gestor deve despertar a confiança de sua equipe. Para isso, é preciso encontrar meios e estratégias para que as pessoas trabalharem com segurança, e essa premissa tem que ser aplicada primeiramente pelo próprio líder.

Dicas para uma boa gestão

– Faça reuniões periódicas para alinhamento de informações.

– Os feedbacks sobre desempenho devem ser realizados periodicamente e os negativos em particular.

– Converse com os colaboradores sobre suas funções e responsabilidades.

– Elabore treinamentos a partir da identificação de necessidades.

*As dicas foram dadas por José Venâncio Júnior, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

Selo_Ouro_USP_Unesp_Botucatu_(171)
18.06.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_julho_TWITTER
Dois cães, sendo um poodle e um sem raça definida, e um gato siamês.